O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, e o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação de Apoio Portuário (Sindiporto), Marcio de Paiva Castro, deram início, nesta quinta-feira (14) à conexão do sistema de fornecimento de energia de terra aos 21 rebocadores das cinco empresas que atuam neste serviço no Porto de Santos.
O presidente Anderson Pomini destacou aos presentes que todos testemunharam um passo muito importante em busca da meta de descarbonização do Porto de Santos. “Já implantamos tarifas de incentivo aos navios verdes; agora o começo da eletrificação do cais aos privados e já buscamos meios para produzir hidrogênio verde na Usina de Itatinga, que completou 114 anos de operações”, afirmou.
O sistema, conhecido como Onshore Power Supply, foi viabilizado pelo Sindiporto com a participação das cinco empresas que atuam com rebocadores no Porto: Wilson Sons; Sul Norte; Camorim; Saam Towage e Svitzer.
Agora os rebocadores, que passam 2/3 do tempo acostados aguardando serviço, poderão manter neste período em pleno funcionamento os seus sistemas de refrigeração e equipamentos, sem consumir combustível fóssil, mas sim energia elétrica limpa fornecida pela Usina Hidrelétrica de Itatinga.
Os pontos de conexão foram instalados na margem direita do cais, na chamada curva do Armazém 23, e foram acionados após rápida solenidade de inauguração do denominado Sistema de Fornecimento de Energia Elétrica de Terra para Rebocadores.
Prestigiaram o evento o capitão dos Portos do Estado de São Paulo, capitão-de-mar-e-guerra Marcus André de Souza e Silva; o gerente-executivo do Sindiporto, Ronaldo Moraes; o gerente da Wilson Sons, Pedro Henrique de Lima Filho; o gerente da Camorim, Jorge Henrique Marques da Silva; a gerente da SulNorte, Agnes Beatriz da Hora Ferreira; o Gerente da Svitzer, Fábio Adelino Aguiar; Antônio Fidalgo, secretário interino de Assuntos Portuários e Emprego da Prefeitura de Santos; Adilson Gonçalves, conselheiro de Administração da APS; e empregados da funcionários da Autoridade Portuária de Santos.