A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para chuvas de forte intensidade entre quinta-feira (3) e sábado (5), e entre as regiões mais afetadas estava a Baixada Santista e o Vale do Ribeira. Uma forte ressaca foi registrada na cidade de Santos, e as ondas chegaram a cerca de 3 metros, de acordo com a Marinha do Brasil. (veja abaixo)
As fortes chuvas atingiram o litoral de SP já na noite de sexta-feira (4) e madrugada deste sábado (5), e causaram alagamentos e até queda de árvores em alguns municípios. Entre os maiores acumulados nas últimas 24 horas, estão Peruíbe, São Vicente e Santos.
O alerta continua valendo e a população deve ficar em estado de atenção. No domingo (6), o tempo será nublado e chuvoso, mas a precipitação terá menos persistência e intensidade em relação aos dias anteriores.
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informou, por meio da Defesa Civil, que o acumulado de chuvas nas últimas 24 horas foi de 29mm. Na noite desta sexta-feira (4), os ventos chegaram próximo da velocidade prevista que era de 80km.
Devido ao tempo, foram registradas duas ocorrências. Ambas foram relativas à quedas de árvores, sendo uma na Avenida Marechal Mallet e uma na Rua Rio Branco, no Bairro Canto do Forte. As equipes do setor de áreas verdes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) foram acionadas e fizeram a retirada das árvores e a desobstrução das vias.
Guarujá
A Defesa Civil de Guarujá informou que, até o momento, foram atendidas quatro ocorrências de queda de árvore. Não foram registradas ocorrências de alagamento ou deslizamento de encostas. O volume acumulado de chuvas é de 18mm nas últimas 24 horas.
Santos
A Defesa Civil de Santos informou que o índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 85,3 mm. Acumulado do mês: 85,3 mm. Os morros estão em estado de Atenção. Desde a noite de ontem (4) até manhã de hoje (5), a Defesa Civil foi acionada para ocorrências de queda e árvores/galhos e queda de material. Não houve vítimas em nenhum dos casos.
Entre as ocorrências registradas, estão: duas quedas de árvore, uma na Rua Dr Egydio Martins, 43, e a outra na Rua Vereador Henrique Soler, 290, ambas na Ponta da Praia. Duas de queda de galho, uma na Avenida Pref Dr Antônio Manoel de Carvalho, 1244 (Morro do Marapé) e outra na Rua comendador Alfaia Rodrigues, 659, Embaré. Queda de materiais na Avenida Bartholomeu de Gusmão, 108, Aparecida.
No momento, há registro de pontos de alagamento na Avenida Nossa Senhora de Fátima. Sentido São Vicente/Santos com passagem de veículos pela faixa esquerda. Sentido Santos/ São Vicente tráfego fluidez pelas faixas central e esquerda.
Queda de Árvore na Ponta da Praia:
A Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) foi acionada, na noite de ontem (4), para ocorrência de queda de árvore na Rua Dr Egydio Martins, 43, Ponta da Praia, que comprometeu a fiação de luz e tubulação de água no local. A ocorrência foi prontamente atendida pela Sabesp e CPFL. A Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) já fez a retirada do vegetal da via. Não houve vítimas. A CET-Santos informa que, por segurança, há os seguintes pontos de bloqueios para evitar o acesso à Rua Egídio Martins, onde a árvore caiu e atingiu fiação: trecho da via entre a Rua Pedro Arbues x Rua Olavo de Paula Borges; Rua Pedro Arbues x Avenida dos Bancários e pela Rua Egidio Martins x R. Antônio Damin.
A máxima velocidade dos ventos foi de 85,9 km/h às 17h20 de ontem (4). Durante a noite e madrugada continuou ventando, atingindo rajadas de 60 a 70 km/h.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informou que, nas últimas 24 horas, foi registrado um volume de 58,1 mm, não há dados referente às ventanias.
Itanhaém
A Defesa Civil informou que, devido aos ventos fortes ocorridos na noite anterior, algumas telhas foram arremessadas na Estação Rodoviária do Município. A empresa responsável pelo local já realizou a manutenção necessária. Nas últimas 24 horas, foram registrados 35.45 mm.
Cubatão
A Prefeitura de Cubatão informou que desde a última quinta (3), após os alertas emitidos pela Defesa Civil do Estado, por conta da chegada da frente fria e fortes chuvas, todo secretariado municipal está atento 24 horas por dia. A Secretaria de Manutenção realizou ação de inspeção e limpeza de bueiros e galerias nos pontos mais críticos da cidade.
Segundo a Defesa Civil Municipal, o munícipio foi atingido por fortes chuvas na noite de sexta-feira (4), com acumulado pluviométrico de 109 mm nas últimas 24 horas. O rio Cubatão transbordou, atingindo 50 moradias no bairro dos Pilões, sem perdas relevantes, pois os moradores se anteciparam e ergueram os móveis e outros objetos de valor antes que o nível da água subisse. Na entrada do bairro Água Fria, houve ponto de alagamento, situação normalizada logo após o fim da tempestade.
Neste sábado (5), equipes da Defesa Civil realizaram vistoria nesta região da cidade. No bairro da Água Fria, não foram identificadas moradias danificadas. Nos Pilões, não há alteração na encosta que gerem risco iminente. Não foi preciso realizar remoção das famílias e os moradores não declararam a necessidade de receber assistência de qualquer tipo.
A Defesa Civil de Cubatão está de plantão 24 horas por dia pelos telefones 199 ou 3361-6177. Outra importante ferramenta que poderá ser usada no período chuvoso são os boletins de alerta por SMS, em que os munícipes podem cadastrar o CEP da residência , escola, trabalho ou qualquer lugar que transita, para receber os avisos por mensagem de texto sempre que houver mudança climática significativa ou de perigo iminente para a comunidade. Para receber as notificações, os cidadãos podem cadastrar quantos CEP desejar, por meio do SMS 40199. O serviço é gratuito.