A Prefeitura de Guarujá abriu, na segunda-feira (4), as inscrições para o Vestibulinho 2025 da Escola Municipal 1º de Maio, pela internet e presencialmente. São 240 vagas em cursos técnicos gratuitos com duração de dois anos, para Administração, Contabilidade, Mecânica, Meio Ambiente e Química. O prazo termina na sexta-feira (8), às 21 horas, e os interessados precisam ter no mínimo 15 anos de idade e estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio.
Para participar do processo seletivo, basta preencher o formulário on-line disponível ou se dirigir a secretaria da escola, das 15 às 21 horas. O endereço é a Avenida Adriano Dias dos Santos, 611 – Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho. Dúvidas podem ser esclarecidas junto à unidade, também pelos telefones (13) 3355-1349 e 3384-5655.
No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar documento de identificação original com foto (RG ou CNH), além de laudo médico, caso seja necessário comprovar alguma deficiência. Os menores de idade precisam estar acompanhados de pelo menos um dos pais ou responsáveis, para assinar a autorização de participação. O edital completo pode ser conferido no Diário Oficial do último dia 2.
10% das vagas para dependentes químicos em fase de tratamento
Em atendimento a Lei Municipal 4503/2018, conforme os critérios estabelecidos no Decreto 12.831, 10% das vagas são destinadas a dependentes químicos em fase de tratamento. A meta da política pública é fortalecer a recuperação e ressocialização destes munícipes, garantindo novas oportunidades no mercado de trabalho.
Data e local de prova
Os inscritos devem consultar a data e o local de prova do Vestibulinho 2025 na edição do Diário Oficial do próximo dia 14. O exame terá 35 questões de múltipla escolha, divididas entre Língua Portuguesa, Matemática e conhecimentos gerais, sendo os conteúdos baseados no 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.
1ª chamada
Os aprovados para as novas turmas do próximo ano letivo serão conhecidos em 10 de dezembro, por meio de lista de 1ª chamada divulgada no Diário Oficial do Município e na Escola Municipal 1º de Maio. As matrículas para os respectivos classificados acontecerão de 6 a 10 de janeiro de 2025.
Ensino Técnico: Portas abertas para o futuro
“O 1º de Maio abriu portas na minha vida. Consegui fazer estágio em Meio Ambiente na Semam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática de Guarujá) e entrei na faculdade de Engenharia Química. Os professores daqui nos ajudam muito e ensinam para a vida”. O depoimento do universitário Jessé Lima da Silva ocorreu em recente visita do grupo de ex-alunos da E.M. 1º de Maio, onde se formou técnico em Química.
A opinião de Jessé é compartilhada pelas amigas Júlia Araújo dos Santos e Daiane de Queiroz Silva Araújo. Elas cursaram Química na E.M. 1º Maio e ingressaram na faculdade de Biomedicina. Daiane ressalta que o conteúdo do Ensino Técnico Municipal não deixa a desejar ao que aprende na graduação. E Júlia complementa pontuando a qualidade do corpo docente. “Não achamos mais professores iguais a estes. Explicam bem, são muito atenciosos, e nos deram acesso a vários conteúdos. Consigo entender nomenclaturas, fórmulas e fármacos, coisa que o pessoal tem dificuldade”, relatou a universitária.
Luana Santos Agria cursa técnico em Meio Ambiente na unidade e, ano passado, formou-se técnica em Química. “Eu não tinha perspectiva e nem tinha visão de futuro. Agora, tenho currículo, profissão, conheci empresas, pessoas e pude fazer estágio em uma empresa no Porto. O 1º de Maio me trouxe benefícios e mudou a minha vida. Hoje, só portas abertas”, concluiu.