RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Guarujá inicia construção do Complexo de Segurança Municipal

A área construída será de 1.443,45 metros quadrados e está localizada na atual sede da GCM, que fica na Rua Dr. Carlos Nehring, 405, no bairro Jardim Helena. O local sediará o Complexo de Segurança Municipal e Defesa Social.

As obras iniciaram na última terça-feira (5), e tem previsão de término de 12 meses. A iniciativa foi viabilizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), de uma Ação Civil Pública de Meio Ambiente, homologada pelo Ministério Público na última segunda-feira (4).

“É um equipamento importante e sonhado por todos nós. Vai ser uma estrutura do tamanho da excelência da Guarda Civil Municipal. É mais qualidade de vida e condições de trabalhos para nossos agentes”, afirmou a secretária de Defesa e Convivência Social, Valéria Amorim Queiroz

O Complexo irá abrigar uma nova sede para o Comando da Guarda Civil Municipal, a superintendência de Monitoramento e Análise de Informações, gabinete da secretaria de Defesa e Convivência Social, Patrulha Maria da Penha, Coordenadoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (CEIP), área social, salas de aula, vestiários e estacionamentos.

Guarda Municipal

Nos últimos anos, a GCM ampliou o seu efetivo com o reforço de 75 agentes, totalizando 352 GCMs, e mais 35 estão em formação.

Hoje, Guarujá é referência em capacitação de guardas municipais, por meio da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (CEIP); além de requalificar o próprio efetivo, ministrar cursos para as GCMs de Santos, Mairiporã e a primeira turma de guardas civis do município de Cubatão.

Entre as conquistas recentes para a corporação, então a regulamentação do uso de arma de fogo (Decreto 12.381/2017) com sua efetiva implementação. Outro investimento foi a reestruturação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que é o grupamento especializado da GCM responsável pelo atendimento operacional para ações de pronto emprego e de procedimentos de alta complexidade.

Os guardas municipais também trabalharam em conjunto com a Polícia Militar, nas Operações Ferro Velho, Combate a Invasões e o reforço nos feriados prolongados. A GCM redistribuiu o efetivo, por meio das coordenadorias de  Vicente de Carvalho, Enseada e Centro.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Luiz Carlos Mariano a ação vem coroar os diversos investimentos realizados ao longo dos anos. “Nós somos uma guarda bem atuante e referência para outros municípios. Ao longo desses anos conseguimos equipar nossos agentes com armamento, coletes, novas viaturas, capacitações e agora vamos entregar uma estrutura melhor de trabalho”, comentou o comandante.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS