A Prefeitura de Guarujá está instalando uma nova ferramenta de segurança. Serão 23 totens de monitoramento nas áreas turísticas e comerciais de Guarujá e Vicente de Carvalho. A novidade foi anunciada pelo prefeito Válter Suman, na última sexta-feira (22), durante reunião com o deputado estadual Paulo Mansur, autor da emenda parlamentar de aproximadamente R$ 5 milhões para implantação dos equipamentos na Cidade.
O encontro ocorreu no Paço Moacir dos Santos Filho e a previsão é que os totens sejam instalados no segundo semestre. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon). A emenda parlamentar será disponibilizada para o município pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e seguirá os trâmites de documentação, celebração de convênio e processo licitatório. “O monitoramento em segurança pública é essencial. Guarujá, com seu potencial turístico, precisa ser cuidada e monitorada”, afirmou o prefeito de Guarujá.
Os totens de segurança possuem um conjunto de câmeras 360º que grava e transmite imagens em tempo real, o que permite uma visão completa do local monitorado. O equipamento conta também com câmeras speed dome, o dispositivo capta imagens em longa distância, seguindo os comandos do operador. Existe ainda um recurso de análise inteligente de imagens que pode detectar situações de risco, tais como: aglomeração, invasão, circulação em áreas proibidas e detecção de disparo de arma de fogo. Além disso, é possível fazer o reconhecimento facial e de placas, entre outras funcionalidades.
A ferramenta une tecnologia de ponta e interatividade, para isso possui sistema de sirene e girofex; botão de emergência; mensagens de áudios pré-gravadas. E para evitar vandalismos, os totens são fabricados com uma estrutura blindada que resiste ao disparo de arma de fogo e tentativa de vandalismo.
“Os totens vão ser fundamentais não só nas zonas de interesse turístico, mas também nas áreas comerciais de Guarujá e Vicente de Carvalho. Teremos uma melhor pronta-resposta para nossa população”, afirmou a secretária municipal de Defesa e Convivência Social, Valéria Amorim Queiroz.
Para o deputado estadual Paulo Mansur, a ferramenta é fundamental no combate ao crime. “É com muito prazer que estou destinando esta verba para Guarujá, a fim de proteger a nossa sociedade de bem da criminalidade”, ressaltou Mansur.