O secretário de obras de Guarujá, Adilson Luiz de Jesus, esteve presente durante o Litoral Urgente, programa da TV Thathi Band Litoral, apresentado por Luciano Faccioli, onde foram discutidas e informadas as principais benfeitorias que estão sendo realizadas na cidade. A participação aconteceu nesta quinta-feira (4).
Iniciaram falando da contenção das encostas do Morro da Barreira do João Guarda, que teve um investimento de R$ 32 milhões de reais. Em 2020, a área foi uma das mais afetadas por um temporal, que resultou na morte de 34 pessoas devido aos desabamentos. A obra será entregue até o mês que vem.
O secretário também comentou sobre a Avenida Dom Pedro I, no bairro da Enseada, uma das vias mais importantes da cidade. Por lá, tem sido feita uma revitalização, onde serão feitas guias, sarjetas, ciclovias, iluminação e a reestruturação do canal que já foi finalizada.
Faccioli também questionou sobre o investimento de R$ 80 milhões para a macrodrenagem do Rio Santo Amaro. “Essa é a segunda bacia que nós estamos fazendo, é uma grande obra pelo valor e amplitude dela. Nós usamos a tecnologia dos reservatórios, os piscinões, são três que chegaram acima de 50 milhões de litros de água.”, explicou o secretário. Ele ainda completa que será essa estrutura que impedirá que as águas da chuva não façam o rio transbordar para dentro dos bairros da cidade. Essa é a maior obra de drenagem da Baixada Santista.
O anel viário entre o futuro túnel submerso Guarujá-Santos e a área retro portuária da cidade, a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, não poderia deixar de ser citado. A sugestão foi da Prefeitura, e será feito um prolongamento por fora das ruas urbanas de Vicente de Carvalho, conectando direto com a rodovia. Desta forma, será evitado um conflito com a mobilidade urbana do distrito.
A conversa foi finalizada com uma revelação exclusiva ao Litoral Urgente, onde o secretário Adilson afirmou que é pré-candidato à Prefeitura do Guarujá, com apoio do atual prefeito Válter Suman. “Eu faço isso, nesta condição, como estou no governo há quase 8 anos, eu teria que estar junto com ele, como ele está comigo.”, declarou.