Guarujá tem programação especial para celebrar dia de Santo Amaro nesta quarta-feira; Confira!

Desde o início do mês de janeiro, a Igreja Matriz de Guarujá e capelas do município tem uma programação especial já planejada, com tríduo, procissão, missa, e quermesse para celebrar o dia de Santo Amaro, padroeiro da cidade, que é celebrado nesta quarta-feira (15).

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro – Matriz de Guarujá, localizada na Praça da Matriz, 1 – Centro, realiza nesta quarta-feira (15), a Missa Festiva às 8 horas, procissão às 18h30 e Missa Campal às 19 horas, seguida de quermesse no salão paroquial.

Na Capela Santo Amaro, situada na Rua Waldemar Tangari, nº 316, às 18 horas, acontece procissão, missa, quermesse e feira de artesanato. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.

A programação conta, ainda, com missas solenes, procissões, tríduos e quermesses na Capela Sagrada Família, localizada na Rua Eugênio Amado, 90 – Jardim Las Palmas, pertencente à Matriz.

Evento ‘Cidadania e Cultura’

Um festival que homenageia Santo Amaro também é realizado nesta quarta-feira (15), nas praças do Povo (Santa Rosa) e 14 Bis (Vicente de Carvalho), das 11 às 16 horas. O evento gratuito espera receber cerca de 300 pessoas.

O festival contará com apresentação de músicos da Orquestra Municipal de Guarujá. Na Praça 14 Bis, ocorrerá de 12h30 até 13h30, já na Praça do Povo, de 14h30 até 15h30. Haverá, ainda, prestação de serviços coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), como medição de pressão arterial, verificação de glicemia, informações sobre dengue e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

História

Também conhecido como Mauro, Santo Amaro nasceu em Roma, na Itália, no século VI. Seu milagre mais famoso é uma visão de São Bento, de um jovem se afogando em um pequeno rio. Bento teria chamado Amaro pra que tentasse salvar o garoto, que focou na realização da tarefa de tal forma que, sem notar, andou sobre as águas e salvou o menino.

Em Guarujá, a primeira manifestação religiosa em louvor a Santo Amaro aconteceu em 1545, dois anos após o batismo da ilha. Na ocasião, o comerciante português José Adornou mandou construir uma capela para o santo. Apesar de não haver vestígios desse templo, acredita-se que ele estava localizado onde hoje é o bairro Santa Cruz dos Navegantes.

Centenas de anos depois surgiu a primeira Igreja Matriz de Guarujá próxima à praia das Pitangueiras, destruída por um incêndio em 1929 e, por um milagre, apenas a imagem de Santo Amaro foi resgatada. Em 1957, um comerciante local ergueu um novo templo, desta vez em homenagem a dois padroeiros: Santo Amaro e Nossa Senhora de Fátima, onde permanece até hoje, na Praça da Matriz, 1 – Centro.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS