Um homem, de 45 anos, foi detido pela equipe da Guardiã Maria da Penha de Bertioga, litoral paulista após descumprir a medida protetiva que sua ex-companheira, de 51 anos, tinha contra ele. A própria vítima foi quem acionou a corporação.
O caso aconteceu na tarde de terça-feira (26), no bairro Indaiá. A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu a informação da mulher de que o suspeito estaria no momento, rondando a sua residência.
Prontamente a viatura foi até o local e enquanto agentes orientavam sobre as medidas de segurança e registravam a ocorrência, o autor foi identificado na esquina.
Durante abordagem da guarnição, o homem negou ameaças e afirmou que teria ido até a casa do vizinho da mulher. Ele foi conduzido pela Guarda até a Delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos e responder pelo descumprimento de medida protetiva, onde permaneceu preso.
GUARDIÃ MARIA DA PENHA
Criado em maio, o destacamento com Guardas especializados tem o objetivo de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência, com visitas às vítimas realizadas por equipes mistas do Projeto Guardiã Maria da Penha. As vítimas assistidas são integradas às redes de atendimento, onde também são instruídas a baixarem aplicativo com botão do pânico. O recurso virtual está diretamente conectado ao Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe), onde o caso e a localização exata da ocorrência são apresentados à Guarda. As equipes atendem 24h através do canal 153 da GCM.