Valdir Denis Ferruchi, de 44 anos, foi preso por esfaquear e matar seu companheiro, Renan Silva Saleze, de 35, em um condomínio residencial, na cidade de Praia Grande, litoral paulista. O homem confessou o crime e contou à polícia, durante depoimento, que a briga teria iniciado após o parceiro sugerir a venda do celular dele para comprar drogas.
A prisão em flagrante do autor foi convertida em preventiva. O homem foi detido em 6 de abril, no bairro Tupi, mas o companheiro foi encontrado morto na noite anterior, entre a porta da unidade em que moravam e o corredor.
Em depoimento à polícia, Valdir informou que ele e o companheiro mantinham uma relação estável desde 2021, mas que Renan era viciado em cocaína e ambos brigavam constantemente. Ele já havia vendido diversos itens da casa para a compra do entorpecente, e na data do crime, sugeriu vender o celular do parceiro.
Durante a briga, o acusado ainda relatou que Renan teria pego uma faca para mata-lo, mas acabou desarmado. Ele não soube informar, no entanto, o que aconteceu em seguida. Esta versão apresentada por Valdir diferente da informada no momento de sua prisão. Ele havia relatado que já havia sido ameaçado diversas vezes pelo parceiro.
Versão de uma testemunha
Uma testemunha apresenta uma terceira versão. Ela teria ouvido Valdir pedindo um celular de volta, e que o mesmo empurrava Renan, que não revidava. Ele foi colocado para fora de casa pelo parceiro.
Neste momento, então, Valdir teria tirado uma faca de dentro de sua mochila, e arrombado a porta para matar a vítima.
Relembre o caso
De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o homem foi detido no domingo (6), no bairro Tupi, mas o companheiro foi encontrado morto na noite anterior, entre a porta da unidade em que moravam e o corredor.
Após a consumação do crime, o autor fugiu do local, retornando no dia seguinte, ao amanhecer. Moradores do condomínio que viram o suspeito acionaram a polícia, que o deteve no imóvel.
Ainda segundo a pasta, o caso foi registrado como homicídio na Central de Polícia Judiciária de Praia Grande. O autor das facadas alega que já havia sido ameaçado diversas vezes pelo companheiro, e cansado da situação, ele confessou o crime.