A Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) realizou duas prisões importantes, em casos distintos, em que em ambas ocorrências, mulheres eram agredidas. Dois homens foram presos, no bairro Gonzaguinha.
Os dois casos aconteceram no último dia de 2024. Por volta das 15h, a equipe realizava patrulhamento preventivo na Praça 22 de Janeiro, quando, se deparou com gritos de uma moça pedindo socorro, alegando que não conseguia entrar no apartamento onde estava passando o Réveillon sem que houvesse agressão.
Imediatamente, os agentes deslocaram-se ao prédio situado nas imediações e, dentro da moradia, constataram que o acusado indicava embriaguez e comportamento alterado. Em prol da segurança alheia, os agentes contiveram os envolvidos, os encaminharam ao Pronto-Socorro Central e, posteriormente, ao 1º Distrito Policial (DP), para despacho da ocorrência.
Ainda no dia 31 de dezembro, por volta das 16h, profissionais em patrulhamento na faixa de areia da praia, nas proximidades da Praça Tom Jobim, avistaram um tumulto, no qual uma mulher afirmava ter sido agredida por um homem com sinais de embriaguez ao seu lado.
Ao perceber a presença da GCM, a vítima foi contida de forma violenta pelo denunciado. Foi necessária a intervenção dos agentes, que contiveram a situação e, após isso, encaminharam o caso ao Pronto-socorro Central e, posteriormente, ao 1º DP, deixando os envolvidos à disposição das autoridades.
A Prefeitura de São Vicente ressalta que, caso o cidadão presencie alguma ação suspeita, pode efetuar denúncia à GCM pelo telefone 153. São Vicente também disponibiliza 30 totens de segurança que, além de monitorarem pontos estratégicos, possuem como ferramenta o botão do pânico para acionamento em caso de ocorrências.