RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Hospital em Santos lança campanha para descarte correto de medicamentos vencidos

Em alusão ao Mês do Farmacêutico, o Hospital SerPiero, deu início à campanha “Eco Saúde – Juntos pela Reciclagem de Remédios”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de medicamentos vencidos. A iniciativa busca prevenir danos ao meio ambiente e à saúde pública, incentivando práticas responsáveis e sustentáveis.

A campanha estará ativa até o dia 31 de janeiro. Durante esse período, os medicamentos vencidos podem ser entregues na recepção do hospital, situado na Rua da Constituição, 584, Vila Matias, em Santos.

Segundo o diretor do hospital e gastroenterologista, Dr. Marcelo Noronha, a iniciativa é essencial para conscientizar sobre a questão: “O descarte incorreto de medicamentos ainda é um problema pouco discutido, mas que pode trazer consequências graves para a sociedade e o meio ambiente. Com a campanha Eco Saúde, queremos conscientizar a população e oferecer uma solução prática e segura. É um convite para que todos participem e contribuam para um futuro mais sustentável.”

Perigos do descarte inadequado

Estima-se que, no Brasil, aproximadamente 28 mil toneladas de medicamentos sejam descartadas anualmente pelos consumidores. Desse total, cerca de 20% são descartados de forma irregular, o que representa um risco significativo ao meio ambiente e à saúde pública.

O descarte incorreto de medicamentos vencidos pode gerar sérios impactos. Quando jogados no lixo comum, esses resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, afetando o abastecimento de água. Se despejados no esgoto, podem causar a poluição de rios e mares, além de contribuir para a disseminação de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente.

Além disso, o contato com medicamentos descartados de forma irregular pode representar um risco à saúde humana e animal, expondo pessoas a substâncias tóxicas ou permitindo o uso indevido desses produtos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS