Um homem, de 64 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa, na cidade de Peruíbe, litoral paulista, na tarde de quarta-feira (9). O imóvel fica situado na Estrada Piraquara. O cadáver, no entanto, foi removido apenas dois dias depois.
O corpo foi encontrado por um vizinho, que acionou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Após a morte ser constatada, a guarnição informou que a Polícia Científica seria acionada para periciar o local.
O cadáver, no entanto, foi retirado apenas na sexta-feira (11), e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Santos para a realização do exame necroscópico, que irá constatar a causa da morte.
O caso foi registrado como morte suspeita no 1ºDP de Peruíbe. O idoso estaria morto há cerca de cinco dias antes de ter sido encontrado. O corpo não havia ferimentos visíveis, e já estava em estado avançado de decomposição.
A demora para a remoção do cadáver chamou a atenção de moradores, que acionaram um vereador da região para auxiliar na cobrança das autoridades. O motivo pela demora não foi informado.
A Equipe do TH+ entrou em contato com a Prefeitura de Peruíbe para mais informações, e a mesma explicou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não pode carregar cadáver. “A equipe fez a constatação da morte em área de mata, comunicou a Central, que acionou a Polícia e deixou um informativo com amigos e familiares que acompanharam o caso, com orientações, para que buscassem a Polícia/Delegacia como é de praxe.”
“A Secretaria Municipal de Segurança Pública acrescenta que, por se tratar de uma localidade de difícil acesso, em área rural onde apenas veículos 4×4 conseguem chegar, foi acionada acionados pelo SAMU para dar apoio à equipe, uma vez que dispõe de veículo tracionado. O setor também foi acionado na sexta-feira pela Polícia Civil para prestar apoio, e novamente atendeu à solicitação. Por fim, ressalta que não tem responsabilidade sobre o andamento da ocorrência após a constatação de óbito.”, finalizou a pasta em nota.