As inscrições para o Programa Jovens Tripulantes, que oferece capacitação para quem quer trabalhar a bordo de navios de cruzeiros, terminam neste domingo (14). Ao todo, são 200 vagas disponíveis para o curso gratuito voltado a pessoas de todo o país, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social.
Com uma metodologia que já formou mais de 35 mil pessoas no país, o programa social oferece preparação por meio de cursos on-line, ministrados pelos melhores profissionais do mercado da hotelaria marítima no mundo, através da Fundação Deck4, que possui uma plataforma de educação à distância para formação de trabalhadores de navios de passageiros.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este site. Os candidatos precisam ser brasileiros, residir no Brasil, ter entre 18 e 45 anos; estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e ter o sonho de mudar de vida por meio do trabalho. Pessoas negras, LGBTs, trans, descendentes dos povos originários, mães solo, refugiados-imigrantes com passaporte brasileiro e pessoas que já foram acolhidas em abrigos quando crianças ou adolescentes, terão prioridade no processo de seleção, que visa dar visibilidade, incluir e integrar todos os indivíduos. O edital com todas as regras e datas referentes ao projeto pode ser consultado no site da fundação.
A lista final de aprovados será divulgada no dia 17 de julho. As matrículas para os candidatos serão feitas de 18 a 22 de julho e, no dia 24 do mesmo mês, haverá um aulão inaugural on-line para os selecionados.
Após todo esse processo, os selecionados darão início ao curso on-line. Em até quatro meses, os alunos serão qualificados nas principais especialidades de tripulante de navios de cruzeiros, inclusive com ênfase no idioma inglês, com aulas ministradas por professores brasileiros e estrangeiros, diretores, gerentes e supervisores, todos tripulantes atuantes na indústria dos cruzeiros em todo o planeta. Durante o processo de formação, os participantes do Jovens Tripulantes também terão aulas e encontros virtuais com profissionais experientes da área de psicologia, saúde e orientação vocacional.
Assim que concluírem os módulos específicos (Jornada do Tripulante, Primeiros Passos do Tripulante, Saúde do Tripulante, Formação Profissional, Restaurante, Governança, Cozinha, Bar, Saúde & Covid-19 e Introdução aos Métodos de Segurança em Alto-mar), os estudantes farão uma avaliação do aprendizado para qualificação à próxima fase. Uma equipe de orientadores cuidará de toda a preparação dos alunos para as entrevistas reais de emprego com agências recrutadoras oficiais que selecionam os tripulantes para as armadoras.
A temporada brasileira de cruzeiros marítimos 2024/2025 começa em novembro e deve empregar cerca de 9.400 tripulantes, em sete navios. Desse total, pelo menos 15% precisam ser trabalhadores aqui do país, conforme legislação, ou seja, 1.410 brasileiros”.
Além dos altos salários em dólar, a possibilidade de viajar o mundo, aprender novos idiomas e qualificar ainda mais os currículos são os grandes atrativos para quem procura o projeto. Os salários variam de R$ 4.500,00 a R$ 20.000,00 dependendo da função e do nível de inglês que o tripulante apresentar.
Vale destacar que a participação no Jovens Tripulantes não garante a vaga de emprego. Durante o período de qualificação profissional no programa, os alunos serão mentorados e direcionados para os mais diversos processos seletivos nacionais e internacionais.
Após aprovação nos processos seletivos das agências recrutadoras ou companhias marítimas, o aluno deverá possuir passaporte brasileiro válido, certificação marítima reconhecida pela Marinha do Brasil (CBSN+CFPN) e realizar exames médicos admissionais (reembolsáveis) de acordo com a vaga e a armadora.