RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Janeiro Branco em Cubatão tem programação especial nesta segunda-feira com serviços de saúde mental

Reprodução

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. As unidades de Saúde de Cubatão realizam uma série de atividades para marcar a data. Na segunda-feira (20), ocorrem rodas de conversa nas Unidades de Saúde do Vale Verde e da Vila Natal, além de atividade específica com o grupo de gestantes da Unidade de Saúde da Família (USF) do Bolsão 8, que tem promovido também palestras para a população local, sendo a próxima no dia 22.

Na Cota 95 tem bate-papo com os funcionários na terça-feira, dia 21, e atividade com o Grupo do Sono no dia 28. Rodas de conversa ocorrem também nas USFs da Área 5 (dia 22), Água Fria (dia 24) e Vila São José (dia 28).

Já a USF Mario Covas, na Vila Natal, promove ação na sala de espera com orientações e dinâmica com a psicóloga no dia 27.

E a equipe do Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher (SAISM), formada por enfermeira, assistente social e psicóloga, realizou palestra sobre Saúde Mental nesta sexta-feira (17) durante atividade da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão.

Política pública 

A administração municipal ressaltou que a atenção não se resume ao mês de janeiro. Todas as 18 Unidades de Saúde da Família (USF) oferecem atendimento psicológico em cada bairro, contemplando todo o município. O serviço é disponibilizado para pessoas que desejam acompanhamento especializado e cuidar da saúde mental. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira em horários variados, sempre entre 8 e 17 horas. Para ter acesso, não é necessário um encaminhamento médico, o próprio paciente pode marcar a consulta na recepção da unidade de saúde que frequenta.

CAPS 

Em 2024, Cubatão ampliou também os serviços e a estrutura do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), complexo reunindo um novo prédio para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um Ambulatório em Saúde Mental e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij), novidade na área que passa a funcionar na cidade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS