Kombi Literária Casulo Viajante faz espetáculo gratuito em Peruíbe

Divulgação

Carregada de livros, histórias e muitas curiosidades, a Kombi Literária Casulo Viajante segue circulando com seu espetáculo narrativo Nosso norte é o sul – contos da América daqui, agora percorrendo cidades do Litoral Sul e do Vale do Ribeira. A próxima apresentação gratuita e aberta ao público acontecerá em Peruíbe no dia 22, às 9h30, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que fica na Rua dos Pescadores, 90, Centro.

Idealizado pela contadora de história Brunna Talita e pelo músico Renato Ribeiro, o Casulo Viajante circula numa charmosa kombi desde janeiro de 2017, com o propósito de narrar histórias, promover experiências lúdicas e acessíveis à população, especialmente às crianças. Nesta turnê, o grupo narra contos dos povos originários da América do Sul a partir das vivências pessoais em uma viagem, em novembro de 2022, pela cordilheira dos Andes até a cidade de Ushuaia, na Patagônia Argentina.

“Foi uma aventura-colheita de histórias que deu origem a esse espetáculo. Queremos ressignificar o imaginário social através de uma narrativa que convida à descolonização do pensamento, reforçando a nossa identidade enquanto latinos. Os contos traduzem isso de forma lúdica para as crianças e até para nós, adultos”, explica Brunna.

Mais do que o transporte do grupo, a Kombi Literária é parte do espetáculo, dando vida ao cenário que encanta e desperta o interesse do público, abrigando elementos típicos como a bandeira Wiphala, símbolo de identificação cultural dos povos da região dos Andes, e os instrumento “El Erke”, tocado para anunciar a chegada do inverno, e o “charango”, que dedilha sons de pertencimento.

Todas as apresentações do Casulo Viajante são acessíveis, com Amanda Lioli fazendo a intepretação em Libras de forma lúdica e Daniel Braga Lima responsável pela audiodescrição.

Na estrada

Desde julho, a Kombi Literária já fez apresentações gratuitas para crianças de Cubatão, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá e Santos. Nessa turnê pelo Litoral Sul e Vale do Ribeira, o grupo levará suas histórias para alunos de escolas públicas de Itariri, dia 20/8, às 13hs, na EMEF Isaac Peres Salles; Miracatu, no dia 21/8 às 10h30, na Escola Municipal Sitio dos Moraes; Pedro de Toledo, no dia 21/8 às 15hs, na EMEIEF José Pereira Soares Vila Batista; e Itanhaém, no dia 22/8 às 14hs, na Escola Municipal José Teixeira Rosas.

Brunna e Renato têm como objetivo levar a Kombi Literária para regiões periféricas, considerando bairros sem espaços culturais e com população menos assistida ou excluída do exercício de seus direitos culturais por sua condição socioeconômica. “Queremos atingir um público maior e descentralizado, convidando escolas, espaços culturais e instituições, principalmente que contemplem imigrantes latino-americanos”, finaliza ela.

Esse projeto é contemplado pelo Edital Lei Paulo Gustavo 20/2023 de Difusão Cultural, com apoio do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Para conhecer mais, acesse @ocasuloviajante, www.facebook.com/ocasuloviajante ou o canal no YouTube.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS