Na manhã deste domingo (10), um leão-marinho-do-sul chamou a atenção de banhistas ao aparecer na Praia da Enseada, na cidade de Guarujá, litoral de São Paulo. Ele foi filmado curtindo o sol à beira-mar antes de ser resgatado.
O Instituto Gremar, por meio de acionamento pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMB-BS) registrou o encalhe do animal no Canto do Tortuga. Após avaliação veterinária no local, foi constatado que o animal estava magro (cerca de 140kg) e exausto, necessitando passar por avaliações e exames clínicos e laboratoriais mais detalhados.
Resgatado pela equipe, o animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos para iniciar o processo de reabilitação.
De acordo com o instituto, o PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras, de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. É realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.
Vale ressaltar que, para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, basta entrar em contato pelo telefone 0800 642 3341.