Ligações irregulares de energia em Guarujá abasteceriam Itanhaém por quatro dias; Entenda

Foto: Neoenergia Elektro

Segundo a empresa responsável pelo abastecimento de energia na cidade de Guarujá, litoral paulista, a Neoenergia Elektro, no período de janeiro a junho de 2024, foram realizadas 400 inspeções, sendo 160 delas identificadas como irregulares no município. Os bairros com maior número de fraudes identificadas foram Parque Santa Cruz dos Navegantes, Vila Santo Antônio e Nova Perequê.

A distribuidora recuperou 2,2 milhões kWh, volume suficiente para abastecer mais de 11 mil residências por um mês, ou o município de Itanhaém por quatro dias. O volume de energia recuperado representa aumento de 54% comparado ao mesmo período do ano passado.  

Em Itanhaém, a empresa identificou 150 ligações irregulares, onde a distribuidora recuperou mais de 727 mil kWh, volume suficiente para abastecer mais de 3 mil residências por um mês ou o município de Peruíbe durante dois dias.

No primeiro semestre do ano, foram realizadas na área de atuação da concessionária, 52 operações com apoio da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística e mais de 10 mil atuações de prevenção e combate aos desvios de energia e a regularização de 5 mil clientes. 

Para alcançar esses resultados foram instalados sensores na rede, realizada a manutenção da tele medição nos maiores consumidores e utilizada a inteligência interna para cruzamento de dados. Além disso, parte da população também vem se conscientizando quanto aos riscos do furto de energia e quanto aos prejuízos que essa prática causa.

A concessionária informou em nota que, “a utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga e de interrupção do abastecimento”.

Os desvios de energia prejudicam todos os moradores, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por este motivo, é importante denunciar fraudes. As denúncias são feitas, de forma anônima, na central de atendimento da empresa, pelo 0800 701 01 02.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS