RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Livro sobre estratégias vitoriosas em campanhas eleitorais será lançado em maio

Com conteúdo inédito no Brasil, Luciano Suassuna e Wilson Pedroso lançam livro sobre estratégias vitoriosas para campanhas eleitorais. “Vencer a Eleição” será lançado no dia 6 de maio e mostra a candidatos o caminho para ser competitivo nas urnas e revela ao leitor comum o apaixonante mundo das campanhas eleitorais.

O Brasil terá, neste ano, mais de 500 mil candidatos concorrendo a 67.800 cargos eletivos, em todos os municípios. Uma eleição municipal envolve diretamente um a cada 100 eleitores, incluindo assessores e cabos eleitorais. Esse apaixonante universo das disputas políticas acaba de ganhar o primeiro livro a organizar, com método e clareza, as diversas etapas necessárias para o sucesso de uma candidatura.

Com lançamento previsto para o dia 6 de maio, na Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis, a partir das 18 horas, a obra “Vencer a Eleição – Como construir uma campanha competitiva, do planejamento à vitória” (Geração Editorial, 160 páginas, R$ 64,00), de Luciano Suassuna e Wilson Pedroso Jr., ambos com larga experiência em disputas eleitorais, é indispensável para candidatos, assessores e dirigentes partidários que estarão envolvidos na campanha municipal deste ano. Mas o trabalho vai muito além de ser um eficiente manual para candidatos.

“Vencer a Eleição” envolve e surpreende, levando o leitor a viver a adrenalina, a tensão e a emoção das campanhas eleitorais. Embasados em dados históricos e exemplos práticos, Suassuna e Pedroso mostram que eleição é paixão e organização. “A disputa eleitoral mede sua capacidade de convencer os outros, de encantar e de criar um elo mágico, simples e emocional, num processo que é complexo, técnico e muito mais racional do que parece”, dizem os autores.

Escrito de forma simples e direta, conversando com o leitor, quase como se estivessem numa resenha entre amigos, os autores detalham, em nove capítulos, cada etapa de uma campanha: a definição da candidatura, as redes sociais, o marketing, financeiro, jurídico, agenda e eventos, por exemplo. Qual a importância de cada um? Em que momento montar cada etapa? Quais pontos merecem a atenção e o acompanhamento do próprio candidato? Ao mesmo tempo, recheiam cada etapa com exemplos e comparações que transportam o (e)leitor para os diversos momentos de uma campanha eleitoral.

Ao lado disso, o livro traz uma série de informações históricas sobre política e eleições. Explica, por exemplo, como a motivação do voto foi mudando ao longo do tempo, até ingressarmos na atual fase de hiperpolarização eleitoral, com valores identitários sendo cada vez mais relevantes. “Vencer a Eleição” também consolida dados de campanhas, mostrando, por exemplo, os custos das candidaturas e das eleições. O livro detalha, em cifras, o protagonismo dos investimentos em redes sociais. Desde 2022, Facebook e Google se tornaram os maiores prestadores de serviços eleitorais no Brasil, recebendo juntos R$ 250 milhões. Em comparação com 2018, a receita eleitoral do Google cresceu 17 vezes e do Facebook mais de 5 vezes. “Na era digital, ou você se liga, ou já perdeu a eleição”, dizem os autores.

Sobre os autores

Luciano Suassuna é formado em jornalismo e cinema, rádio e televisão pela Universidade de Brasília. Trabalhou nos principais jornais, revistas e portais de notícias do Brasil. Foi correspondente em Paris e liderou redações em Brasília e São Paulo. Ganhou um Prêmio Jabuti e dois Prêmios Esso de Reportagem, o mais importante do jornalismo brasileiro. Publicou três livros sobre política e jornalismo. Com 10 anos de experiência em campanhas políticas, trabalhou em disputas para prefeito, senador, governador e presidente. Foi secretário de Comunicação do governo de Brasília e secretário de Imprensa da Presidência da República. Também atua em gestões de crise, políticas de comunicação e criação publicitária para empresas privadas, associações de classe e administrações municipal, estadual e federal.

Wilson Pedroso Jr. tem mais de 30 anos de experiência em gestão pública e organização e coordenação de campanhas eleitorais. Ocupou cargos executivos na Prefeitura da cidade de São Paulo, no governo do Estado de São Paulo e no governo federal. Trabalhou na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Câmara Municipal de São Paulo. Tem passagens pela iniciativa privada e por empresas estatais como a EMTU e a Sabesp. Formado em Direito, concluiu dois MBAs Executivos – um pela FIA (Fundação Instituto de Administração) da Universidade de São Paulo e outro pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Na coordenação de campanhas eleitorais, foi vitorioso em disputas pela Prefeitura de São Paulo e pelo governo do Estado de São Paulo, além de orientar e auxiliar candidatos em diversos municípios paulistas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS