Um homem foi encontrado morto e um outro foi internado com suspeita de tuberculose em São Vicente, no Litoral de São Paulo, na madrugada da última terça-feira (27). A suspeita é de que o homem morreu de frio, tendo em vista que ele estava em situação de rua e a Baixada Santista registrou as menores temperaturas do ano nesta terça-feira.
O homem que veio a óbito foi encontrado na Rua José Lins do Rego, esquina com a Avenida Antônio Emmerich, no bairro Vila Cascatinha, por equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em parada cardiorrespiratória. De acordo com a Prefeitura de São Vicente. Foram realizadas manobras de ressuscitação cardiopulmonar por 30 minutos, mas infelizmente o indivíduo não resistiu.
Diante da constatação da morte, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada para preservação do corpo e isolamento da área até a chegada das autoridades policiais. “A causa da morte será identificada após o laudo de necropsia, realizado pelo IML (Instituto Médico Legal)”, informou a administração municipal.
Homem com suspeita de tuberculose
O outro caso, trata-se de uma suspeita de tuberculose, que pode ter sido contraída devido ao frio que já vem se instalando na região em todo o mês de agosto, além disso, a baixa umidade do ar também contribui para o aumento de doenças respiratórias.
O homem foi encontrado por populares na Estação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) João Ribeiro, localizado na Linha Amarela. O estado de saúde do rapaz chamou a atenção de pessoas que passavam pelo local no começo da madrugada, que filmaram a situação em que o homem estava.
Um vídeo foi postado por Marcelo Ricky, que mobilizou as redes sociais para salvar a vida do morador em situação de rua. Foi o vereador Thiago Peretto quem acionou o secretário da Assistência Social do município, que encaminhou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o devido atendimento.
Segundo a prefeitura de São Vicente, o paciente de 34 anos, estava com suspeita de tuberculose e HIV, e foi encaminhado ao Pronto Socorro Central da cidade, para receber os cuidados necessários.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), reforça que dispõe dos serviços de acolhimento para adultos e famílias, Reviver (Praça Bernardino de Campos) e Albergue Noturno Elizabeth Teles (Rua Caminho dos Barreiros, 74).
“Pessoas em situação de rua recebem, primeiramente, atendimento por meio do Centro POP, que encaminha – caso haja consentimento do indivíduo – o cidadão ao serviço de acolhimento, onde são ofertados café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, além de higiene pessoal com banho quente e acompanhamento psicossocial. A equipe de abordagem social do Município atua 24 horas. Caso o morador identifique uma pessoa em situação de rua, pode acionar os profissionais pelo telefone (13) 99160-0834 ou pelo Centro POP – (13) 3467-9301”, informou a administração municipal em nota.
O município também relembrou que promove, em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Campanha do Agasalho, arrecadando roupas de frio, cobertores e colchões. Para a retirada de colchões, basta realizar agendamento via telefone: (13) 3467-9118.
Para agasalhos e cobertores, os endereços são os seguintes:
- Drogaria Boa Vista (Av. Quintino Bocaiúva, 721 – Centro).
- Prefeitura Municipal de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro);
- Fundo Social Área Insular (Rua Benedito Calixto, 205 – Rio Branco);
- Fundo Social de Solidariedade (Av. Dep. Ulisses Guimarães, 181 – Jardim Rio Branco);
- Complexo Administrativo Municipal – “CAM 1” (R. José Bonifácio, 404 – Centro);
- Complexo Administrativo Municipal – “CAM 2” (Av. Presidente Wilson, 1659 – Itararé);
- Caixa de Saúde e Pecúlio de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 157 – Centro);
- Câmara Municipal de São Vicente (R. Jacob Emmerick, 1195 – Parque Bitarú);
- Associação Comercial e Empresarial de São Vicente (R. Jacob Emmerick, 1238 – Parque Bitarú);
- Ao Fiel Barateiro (Rua XV de Novembro, 537 – Centro);
- Supermercado Luanda (Av. Antônio Emmerich, 335/373 – Vila Cascatinha);
- Sonda Supermercados (Rua Jacob Emerick, 249 – Centro);
- Shopping Brisamar (R. Frei Gaspar, 365 – Sala 313 ao lado da loja C&A – Centro);
- Colégio Castelinho (Av. Prefeito José Monteiro, 33 Jardim Independência);
- Colégio Alicerce (Av. Dona Anita Costa, 88 – Vila Voturuá);
- Colégio Fortec (Av. Presidente Wilson, 1013 – Centro);
- Colégio Objetivo (Av. Presidente Wilson, 424 – Centro);
- Colégio Privilégio (Quintino Bocaiuva, 685 – Centro);
- Colégio Exemplo (Sebastião Ribeiro dos Santos, 05 – Conjunto Residencial Humaitá);
- Corretora de Plano de Saúde e Seguros Paulo Flor (Rua Frei Gaspar 943, loja 2 – Centro);
- OSAN (R. Lima Machado, 501 – Parque Bitaru);
- Rua Padre Anchieta, 501 – Centro;
- Escola de Inglês Upper Sid (Avenida Presidente Wilson, 1.026 – Centro);
- Drogasil (Av Presidente Wilson, 962 – Centro);
- Droga Raia (Av Presidente Wilson, 1161 – Centro);
A Defesa Civil informa que para minimizar os riscos destas condições, é recomendado que toda a população tome medidas preventivas, como manter-se agasalhado, evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas, e higienizar as mãos com frequência.
Sempre que um munícipe localizar algum morador de área livre em situação de risco, pode acionar a assistência social da cidade em que mora para que prestem as atenções devidas.