Três apreensões de drogas foram realizadas durante o sábado (21) de visitas à presidiários no Centro de Detenção Provisória (CDP) “Luis César Lacerda”, e nas Penitenciárias 1 e 2, localizadas em São Vicente, litoral paulista. Os suspeitos eram mãe, companheira e irmão de presos. Os flagrantes ocorreram durante os procedimentos de segurança na revista de familiares de presos, no horário de visitas.
Um homem, de 46 anos, irmão de um preso, foi surpreendido enquanto passava pelo aparelho de escâner corporal. O equipamento mostrou anormalidades nas imagens captadas e a servidora de plantão, ao verificar o calçado do visitante, encontrou cerca de 10 gramas de maconha camuflados no chinelo que o homem usava.
Ele foi encaminhado para o primeiro distrito de polícia de São Vicente para registro de boletim de ocorrência e outros trâmites legais de praxe. Ele ainda foi suspenso do cadastro de visitas da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária). Esta apreensão aconteceu no CDP.
Na Penitenciária 1, “Dr. Geraldo de Andrade Vieira”, a companheira de um recluso, foi flagrada com 60 gramas de maconha ao passar pelo escâner corporal. A mulher, de 33 anos, havia escondido o ilícito na parte traseira de sua calça e voluntariamente entregou o entorpecente para as funcionárias da unidade prisional.
Na Penitenciária 2 foi a vez da mãe de um dos presos. A idosa, de 79 anos, passou pelo escâner corporal, que constou anormalidades. Ela admitiu que trazia entorpecentes consigo e voluntariamente retirou do fundo de sua calcinha um invólucro que continha 19 gramas de maconha e sete pacotes de plástico que totalizavam cerca de seis gramas de cocaína.
As visitantes foram encaminhadas para a delegacia de polícia local para registro de boletim de ocorrência e demais procedimentos legais. Elas também foram suspensas do rol de visitas da SAP.