A Operação Verão, que conta com reforço do efetivo da Polícia Militar durante o período de férias e de alta temporada na Baixada Santista e Litoral Norte, finalizou nesta sexta-feira (7), após 52 dias de atuação.
As forças de segurança de São Paulo intensificaram o policiamento preventivo e ostensivo com 3 mil agentes extras, tanto da PM quanto do Corpo de Bombeiros. Desde o início da ação, 771 criminosos foram presos, entre eles 261 procurados pela Justiça; 112,57 kg de drogas foram retiradas das ruas e 39 armas ilegais, apreendidas.
Em todos os índices criminais houve queda em comparação à Operação Verão de 2024, com destaque para o número de roubos na região, que caíram 30% no mesmo período da temporada passada. Em números absolutos, foram menos 500 ações criminosos.
O carnaval, que é a próxima data que irá atrarir turistas para o litoral de São Paulo, já tem planos estratégicos de segurança. Segundo o Coronel PM Rogério Nery Machado do CPI6, algumas escolas de formação da corporação virão para realizar o policiamento às Orlas da Praia, além de efetivos de outras regiões do estado que irão reforçar a segurança. Ainda não há o número exato de agentes.
Para a Operação Verão de 2026, já há a expectativa do aumento de pelo menos 20% no número de policiais escalados para atuarem na região.



