Ministro de Portos e Aeroportos faz visitas importantes na Baixada Santista

As obras do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá e a sede da Autoridade Portuária de Santos (APS) tiveram a visita de Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, nesta segunda-feira (11). Ele fez anúncios importante para a Baixada Santista.

Em Guarujá, o ministro foi recebido pelo prefeito Válter Suman, pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, pelo comandante, Geancarlo Jandre; além de secretários municipais, vereadores e demais autoridades. O Aeroporto fica localizado na Base Aérea, em Vicente de Carvalho. 

Silvio fez uma visita técnica no local. Com o investimento de R$ 19 milhões, do Governo Federal, as obras da primeira fase de intervenções estão sendo feitas por 20 trabalhadores. Elas contemplam a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem, além de intervenções nas pistas de táxi A, B e C, faixa de pista e sistema de drenagem e, ainda, implantação de cerca operacional e barreiras de proteção de fauna.

Após a execução dos serviços, conclui-se a primeira fase. Na sequência, começará a implantação do terminal de passageiros, o que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).

Já em sua quarta visita em seis meses, ao Porto de Santos, o ministro anunciou investimentos de R$ 21,28 bilhões para o período de 2024 a 2028. O plano envolve recursos federais, do Estado de São Paulo, PPPs e privados.

Desse aporte, R$ 6 bilhões será destinado ao Túnel Santos-Guarujá, cujo cronograma será anunciado nesta quarta-feira (13), em Brasília. A transferência do terminal de passageiros para o Valongo envolverá recursos federais e privados da ordem de R$ 1,4 bilhão, onde a ideia é criar um Hub de turismo em Santos e interligar o terminal (em construção) que também receberá, ao final, um total de R$ 100 milhões.

A Ferrovia Interna do Porto de Santos (fips) será o terceiro maior projeto a receber recursos, da ordem de R$ 1 bilhão. Os investimentos serão feitos nos 5 primeiros anos do contrato. O projeto aumentará a capacidade de transporte de cargas por ferrovia de 50 milhões de toneladas por ano para 115 milhões.

Outro projeto que receberá recursos é o aprofundamento para 16 metros do canal de navegação do porto. Serão investidos R$ 324,1 milhões na dragagem, em 5 anos. 

Outros R$ 544 milhões serão destinados, via Novo PAC, à construção da segunda etapa da avenida perimetral do porto em Guarujá (margem esquerda). Os projetos contemplam ainda a repotencialização da Usina Hidrelétrica de Itatinga, incluindo a produção de hidrogênio verde; a criação de um pátio de estacionamento em área de 100 mil m2; implantação do sistema de monitoramento de tráfego de navios e melhorias na Margem Direita (Alemoa).

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