Ministro de Portos e Aeroportos visita obras de ampliação e modernização de terminais portuários em Santos

Reprodução

Nesta sexta-feira (8), foi inaugurada as obras de ampliação e modernização de dois terminais em operação no Porto de Santos. A cerimônia contou com a presença do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além de outros representantes dos governos federal, estadual e municipal, autoridades locais e executivos.

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, é a responsável pelos investimentos no T32 e no DP World, terminais a partir dos quais a mesma exporta a matéria prima. O objetivo é atender a demanda gerada com o início das operações da nova unidade, em Ribas do Rio Pardo (MS), ocorrido no dia 21 de julho. Com capacidade produtiva de 2,55 milhões de toneladas de celulose anuais, a fábrica é a maior linha única de produção de celulose do mundo.

Para os dois terminais, foram investidos, ao todo, R$ 443 milhões. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2022 e chegaram a gerar cerca de 400 empregos diretos. Como parte do projeto, também foram executadas a ampliação e modernização da sala de controle e de prédios administrativos.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP! A NOTÍCIA CHEGA NA PALMA DA SUA MÃO!

No terminal T32, as obras contemplaram a ampliação do armazém de celulose de 21.000 m² para 28.000 m² de área construída e a modernização em todos os processos, incluindo a implantação de dois Pórticos Rolantes, equipamentos de elevação instalados sobre trilhos que permitem a movimentação de até 48 toneladas cada um, e de quatro novos ramais ferroviários de 300 metros de cumprimento cada linha. Os novos equipamentos possibilitam o descarregamento ferroviário de até 44 vagões simultaneamente. O terminal portuário é operado em parceria com a Portocel desde o início do ano.

Já no terminal DP World, construído pela Suzano e operado pela empresa DP World Santos, a companhia investiu na ampliação do armazém de 36.000 m² para 51.000 m² de área construída, ampliando em quase 40% a capacidade estática de armazenamento, podendo chegar a 160 mil toneladas, e a capacidade de movimentação de carga anual de 3,6 milhões para 5 milhões de toneladas. As obras ainda contemplaram a instalação de mais duas pontes rolantes, com capacidade de 40 toneladas cada uma.

Durante a visita do ministro, o mesmo conversou com a imprensa sobre outros investimentos que já são realizados na região da Baixada Santista, como por exemplo o Túnel Santos-Guarujá, obra aguardada há mais de 100 anos, para a ligação submersa entre as cidades.

“Em relação ao túnel, a gente espera que até agora, no final de dezembro, nós estejamos encaminhando para que o TCU (Tribunal de Contas da União) possa analisar todo o processo técnico que foi feito ao longo desse ano de 2024 para que a gente possa ter a validação”, explicou.

No último dia 28, um novo traçado para a construção foi apresentado aos moradores do bairro Macuco, em Santos, considerando algumas mudanças importantes para a região que é a mais afetada.

Outro projeto citado foi o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. “A gente está com a obra em andamento, investimentos na ordem de quase R$ 50 milhões para que a gente possa, organizando a pista, também fazer a obra do terminal para dar um conforto aos passageiros”, disse Silvio Costa Filho.

O andamento das obras está avançado, com mais da metade da obra do equipamento concluída. A equipe de reportagem da TV Thathi Band Litoral esteve recentemente no local, confira aqui.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS