José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido mundialmente como Maguila, ex-boxeador, morreu aos 66 anos, nesta quinta-feira (24), no Hospital das Clínicas, em São Paulo. A informação foi confirmada por sua esposa. O atleta lutava contra encefalopatia traumática crônica desde 2013.
A doença conhecida também como demência pugilística, é similar ao mal de Alzheimer, e tem como causa principal repetitivos golpes na cabeça. Por este motivo, afeta, principalmente, ex-atletas de boxe.
O peso pesado ganhou o apelido ‘Maguila’ por sua semelhança com um personagem de desenho animado, e começou sua carreira com 14 vitórias seguidas de 1983 a 1985. Apesar de algumas críticas, ele era o brasileiro mais bem ranqueado na categoria, naquela época.
Desde então, o lutador marcou o mundo do boxe brasileiro, conquistando Campeonato Brasileiro, o pentacampeonato continental, o Campeonato das Américas, além de ser campeão Sul-Americano e Mundial.
Acelino Popó, outro grande nome do mesmo esporte, lamentou a morte de Maguila nas redes sociais, com a legenda “Descanse em paz meu eterno campeão”.