Os munícipes de Guarujá podem plantar suas próprias mudas de árvores em áreas públicas, desde que sigam as orientações estabelecidas pela Lei de Arborização da Cidade. Para garantir o plantio adequado e evitar problemas futuros, a solicitação deve ser feita à Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), que avaliará a viabilidade do local e a escolha da espécie ideal para o plantio.
O morador deve solicitar a autorização da Semam, que fará a avaliação técnica do local, doará a muda e orientará sobre o plantio correto, incluindo a forma de abrir o canteiro. A solicitação é feita de forma simples, por meio do projeto “Cidade Mais Verde”, no e-mail [email protected] ou pelos telefones: (13) 3308-7858 (Semam) e 98803-1271 (Linha Verde).
Manutenção e Cuidados
A responsabilidade pela manutenção das árvores é compartilhada entre a Prefeitura e os munícipes. Caso algum problema seja identificado, como árvores tortas ou mortas, a Semam deve ser informada para tomar as providências necessárias.
“Fazemos um monitoramento contínuo, mas é essencial que os moradores também se envolvam ativamente no cuidado das árvores, reconhecendo sua importância para o meio ambiente”, destaca a bióloga da pasta, Nanci Papareli.
Benefícios da Arborização
A ampliação das áreas verdes traz benefícios significativos, como a diminuição das ilhas de calor, a melhora na qualidade do ar e o aumento da biodiversidade. Além disso, as árvores contribuem para o conforto térmico, criando ambientes mais agradáveis e promovendo o bem-estar da população. As áreas verdes também oferecem espaços para convivência, lazer e atividades físicas, além de embelezarem a Cidade e contribuírem para a saúde mental e física dos moradores.
Consulta Pública sobre o Plano de Arborização segue disponível até 7 de março
A Prefeitura de Guarujá prorrogou o prazo para que a população participe da consulta pública ao documento prévio do Plano Municipal de Arborização Urbana, que está aberto desde 21 de dezembro e, agora, segue até o dia 7 de março. A Semam avaliará as sugestões enviadas ao final desta etapa.
O plano completo está disponível no site da Prefeitura, neste link. Ao acessar, basta clicar em ‘Plano de Arborização Urbana’. As contribuições podem ser enviadas por e-mail para [email protected].
O secretário de Meio Ambiente e Segurança Climática, Bruno Tacon Cardoso, explica que o objetivo principal é ordenar o plantio de árvores no Município, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos moradores e a reduzir as ilhas de calor. “O plano visa, ainda, aumentar a área verde da Cidade e contribuir para o bem-estar ambiental, promovendo uma Guarujá mais saudável e sustentável”.
Bruno destaca ainda que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso do plano. “A colaboração dos munícipes é muito importante, assim garantimos que o plantio e a manutenção das árvores sejam realizados de forma eficiente, beneficiando todos os moradores e o meio ambiente do Município”, finaliza.