Farid Madi, prefeito eleito na cidade de Guraujá, litoral paulista, com 55,38% dos votos, esteve presente nesta quarta-feira (4), no jornal Litoral Urgente, apresentado por Luciano Faccioli, e comentou sobre a segurança no município, que foi destaque em uma recente pesquisa da SSP (Secretaria de Segurança Pública) como sendo o município mais seguro da Baixada Santista.
De acordo com a pasta, a taxa de homicídios é de 2,71 a cada 100 mil habitantes, cinco vezes menor do que a registrada pelo município com o pior desempenho nesse item. “Eu estou muito feliz por que nós melhoramos muito os índices de criminalidade, reduzimos muito, né, nós falamos aí em homicídios mais de 30%, em estupro mais de 20%, nós já tínhamos diminuído muito roubos e furtos, roubo a veículos […] reduzimos mais ainda”, comentou o prefeito, que também relembrou o investimento feito a monitoramento e ressaltou que em breve irá divulgar as ações planejadas para o setor.
Farid também comentou sobre a ‘sensação de segurança’, que precisa ser melhorada na cidade. E para isso, foi lançada a Operação Pitangueiras na última sexta-feira (30), que seguirá até o verão, com o objetivo de realizar patrulhamento em viaturas, motos e por meio de drones em todos os pontos do Centro do município e na orla das praias.
No último final de semana, com a operação em vigor, não houve registro de ocorrências em Pitangueiras, e neste próximo, deve se estender também a praia das Astúrias. “Isso sem prejuízo para os demais bairros, sabe? E nós estamos fazendo, vamos fazer, concursos para guarda municipal, vamos fazer um grupo pra ficar patrulhando permanentemente a orla, e outro grupo permanentemente patrulhando a pé o comércio.”, ressaltou o prefeito.
Além da segurança, Farid comentou sobre uma notícia boa para os jovens da cidade: o termo de concessão do imóvel da Escola Municipal 1º de maio para a implantação de um campus do Instituto Federal (IFSP) foi formalizado. Esta foi uma das promessas sua campanha política.
“E o mais importante: 50% de todas as vagas desses cursos vão ser pros alunos oriundos da nossa rede pública”, enfatizou o prefeito. Para finalizar, em primeira mão, Farid destacou que a cidade deverá ter em breve, uma Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), além de pleitear, na Vila Áurea, uma escola integral. Para assistir a conversa na íntegra, clique aqui.



