Hariel Borges da Silva, de 18 anos, jovem que atacou o avô, de 77 anos, e o deixou com o rosto totalmente desfigurado, além de ter arrancado seu olho, estava preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente, no litoral de São Paulo, e pediu transferência para a Penitenciária 2 de Tremembé (SP), conhecido como “presídio dos famosos”.
O crime em questão aconteceu no dia 24 de julho, em um condomínio na Rua Frei Francisco Sampaio, no bairro Aparecida, em Santos, litoral paulista. Na data dos fatos, o idoso precisou de atendimento médico e ficou internado por mais de uma semana. O jovem foi preso em flagrante.
Segundo a defesa do acusado, Hariel vinha sofrendo ameaças de outros detentos na cadeia onde estava, devido a repercussão e notoriedade do crime. A Justiça acatou o pedido da transferência, porém, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) determinou que fosse para o CDP de Guarulhos (SP).
Os advogados do jovem ainda trabalham para que o réu seja encaminhado para a Penitenciária 2 de Tremembé (SP), local onde julgam ideal para o acusado cumprir sua pena, visto que fica longe da comarca onde o crime aconteceu, e é para onde muitos detentos de crimes conhecidos nacionalmente são levados.
“Ainda não se sabe se o acusado é acometido de doença mental, que o torna inimputável, o que agravaria ainda mais a sua permanência entre os demais presos que o estão ameaçando”, explicou o juiz Alexandre Betini, da Vara do Júri e Execuções.
A audiência do caso está prevista para 18 de fevereiro de 2025. Até lá, a defesa segue tentando para que o réu seja transferido para o “presídio dos famosos”.
O crime
Um idoso, de 77 anos, foi vítima de seu próprio neto, um jovem, de 18, que o atacou com uma faca, deixando o avô em estado grave, com um olho arrancado por ele, e o rosto desfigurado, além de lesões em outras partes do corpo. O homem foi internado, e o jovem, preso em flagrante, está sob avaliação psiquiátrica.
A Polícia Militar foi acionada por vizinhos, que informaram que encontraram um homem ensanguentado nas dependências do prédio, dizendo que havia matado o avô. Uma equipe foi acionada para atender a ocorrência, e no local, encontrou o suspeito alterado, sendo necessário ser contido com o uso de taser – arma de choque.
Após conterem o agressor, os agentes foram até o apartamento, onde encontraram a vítima sem um olho, com o rosto desfigurado, com marcas de agressão e diversos ferimentos causados por uma faca.
O local estava todo revirado, o que a polícia acredita serem provas de que houve luta corporal entre a vítima e o agressor. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e encaminhou a vítima à Santa Casa de Santos, onde permanece internada.
O jovem, foi preso em flagrante, e precisou ser encaminhado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Zona Leste, onde ficou internado sob escolta para avaliação psiquiátrica. A faca utilizada no crime não foi localizada.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), a perícia foi acionada e o caso registrado como localização/apreensão de objeto e tentativa de homicídio no 3° DP de Santos.
Idoso internado
Na data dos fatos, o avô precisou de atendimento médico com urgência, pois foi encontrado pela Polícia Militar sem um olho, com o rosto desfigurado, com marcas de agressão e diversos ferimentos causados por uma faca.
A unidade médica informou, em nota, que ao chegar no hospital, o paciente ficou internado na UTI até o dia 2 de agosto, quando foi transferido para a enfermaria, tendo a alta melhorada no dia 5 de agosto.
A Polícia Civil, que vem investigando o caso, informou que o neto estava sob efeito de maconha e apresentava sintomas de esquizofrenia quando atacou o avô, o que pode ter sido agravado com o uso da substância. Hariel segue preso.