No Brasil, mais de 12 mil prédios contam com serviço de portaria remota, segundo pesquisa

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Com foco em garantir a segurança do condomínio por meio de equipamentos tecnológicos, o serviço de portaria remota está crescendo e vem como um complemento ao trabalho do porteiro, responsável pelo fluxo de entrada e saída do prédio. De acordo com o levantamento Panorama do Setor de Segurança Eletrônica divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) neste ano, mais de 12 mil condomínios brasileiros já contam com serviço de portaria remota.

A portaria remota é formada por um conjunto de dispositivos automatizados que monitoram e controlam o acesso ao condomínio. Ela é gerenciada por um operador à distância, como é o caso do serviço oferecido pela Embraps, empresa especializada em facilities de portaria, limpeza, auxiliar administrativo, recepção, entre outras funções.

“Entendemos que alguns perfis de condomínio, até cerca de 40 apartamentos e com valor de condomínio alto por unidade, por exemplo, em algum momento migrarão para a portaria remota por conta do avanço da tecnologia e da necessidade de redução de custos”, afirma Rodolfo Quaresma, diretor da Embraps.

Com o uso da portaria remota, o monitoramento e controle de acesso são realizados 24 horas por dia, com toda a movimentação registrada. Quaresma garante, no entanto, que adotar uma portaria remota em condomínios não significa o fim da profissão do porteiro e que, em muitos casos, trabalharão em conjunto.

“É um produto que atinge diferentes perfis de clientes, ou seja, não é substituto do trabalho do porteiro ‘físico’. Em muitos casos, será até complementar, os dois modelos trabalhando juntos. O capital humano segue essencial para o funcionamento dos processos, e a tecnologia é uma aliada”, comenta Quaresma.

Nos prédios atendidos pela Embraps com portaria remota, em casos de emergências ou queda de luz, existe o sistema nobreak, que é parte da própria portaria remota, garantindo o seu funcionamento.

“Porém, em último caso, se houver necessidade, rapidamente nosso porteiro ‘físico’, que é capacitado e treinado dentro de toda nossa operação, assume a portaria até o restabelecimento da portaria remota. Esse é um diferencial que dá tranquilidade ao síndico e aos condôminos”, explica o diretor.

Como funciona

O porteiro remoto acompanha todo movimento de entrada e saída do prédio por meio das câmeras de segurança. As imagens, junto com ligações efetuadas ao porteiro remoto, ficam gravadas, garantindo assim o registro de toda a movimentação. Isso vale para moradores ou visitas.

Em outro caso, por exemplo, o porteiro remoto atende o visitante enquanto o visualiza pelas câmeras de segurança e avisa o morador de sua chegada. Caso o condômino não esteja em casa, é notificado via celular.

Um diferencial da empresa é a prestação de serviço híbrido. Por exemplo, um prédio de veraneio, comum na Baixada Santista, pode contar com portaria física e remota durante períodos de maior ocupação (novembro a fevereiro), e somente portaria remota durante períodos de menor movimentação. Quaresma reforça a importância do atendimento personalizado, pois o tipo de serviço vai depender do perfil do condomínio.

“Temos ainda uma ‘caixa inteligente de correio’ para recebimento de compras e encomendas por prestadores de serviço e entregadores, sem que o morador fique sem a encomenda, caso não esteja em casa. Outro diferencial é o processo de atendimento rigoroso pela central, aliado com um totem de atendimento no local, que exige o cadastro completo do prestador de serviço, corretor, entre outras pessoas, digitalizando seu documento e tirando foto da pessoa. Assim, garantimos o registro e histórico de todos os acessos”, ressalta Quaresma.

Ele finaliza ressaltando o tempo de planejamento dedicado até a comercialização do produto pela Embraps: “A portaria remota teve um ‘boom’ a partir de meados de 2018. Porém, nós passamos a comercializar somente em 2023, após analisar o mercado, observando os prós e contras e visando planejar o lançamento de um produto de qualidade. Sabemos as dores dos clientes: demora no atendimento, dificuldade com entregas, sensação de chegar a noite ou de madrugada sem ter um porteiro olhando… e hoje, podemos apresentar solução para todas essas demandas. Foi tudo muito bem pensado e planejado”.

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