Nesta quarta-feira (15), Guarujá celebra o dia de Santo Amaro, padroeiro da cidade, e uma programação especial foi preparada para os munícipes. Além de procissões, missas, e quermesses, a data também foi escolhida para a regularização fundiária de quatro bairros e 190 lotes bem como para a entrega de 93 escrituras definitivas, beneficiando mais de 200 famílias.
A cerimônia foi realizada na Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado, situada na Avenida Veraneio, no bairro Cidade Atlântica. Todo o processo de regularização fundiária e definição das escrituras é capitaneado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), que estima entregar cerca de 2 mil escrituras no decorrer de 2025.
Receberam as escrituras moradores da Cidade Atlântica I, D.E.R (Enseada), Praça Manoel Rosa (Jardim Helena Maria) e Jardim São Miguel. Com isso, eles terão todos os direitos garantidos sobre seus respectivos imóveis, tendo transferido para si a propriedade em definitivo, com total segurança jurídica.
Atualmente, títulos fundiários de oito bairros estão em ordem de registro de cartório e devem ser entregues ainda no primeiro semestre deste ano. São eles: Cidade Atlântica II, Nova República II, Vila Nova (Perequê), Vila Selma, Vila Nova (Vicente de Carvalho), Vila Edna, Vila Funchal e Vila do Padre (Pae Cará).
O secretário municipal de Habitação, reforça o compromisso em assegurar legitimações fundiárias a ainda mais munícipes. “Não mediremos esforços para garantir segurança jurídica, dignidade e qualidade de vida às famílias de Guarujá. Esse é o nosso compromisso e lutaremos por isso, fortalecendo o direito à moradia e construindo uma cidade mais organizada e justa para todos”.
Para o prefeito, a política habitacional é um dos principais instrumentos para a promoção da justiça social. “Vamos buscar, incessantemente, a redução das desigualdades em Guarujá. E isso passa pelo acesso a uma moradia digna”, frisa.