Um golpe vem acontecendo há pouco mais de seis meses no estado de São Paulo com o intuito de capturar a biometria facial de pessoas para aplicar golpes bancários.
Os indivíduos pegam dados públicos das vítimas, como nome, endereço, telefone, onde trabalha, entre outras informações, ligam e pedem confirmação desses dados, afirmando se tratar de policiais que estão contribuindo para uma investigação em curso.
Na ligação, o suposto policial se identifica passando o número de matrícula policial e também a Seccional que faz parte. O homem fala que a Secretaria de Segurança Pública de São paulo está apoiando uma operação da polícia federal em Brasília na elucidação de um caso que teria acontecido em março com a prisão de um homem que teria sido preso com vários cartões de crédito em nome de outras pessoas e também de diferentes instituições financeiras, mas que entre os cartões estaria o nome da vítima.
O falso policial pede para que a vítima se desloque até uma delegacia longe do local em que more e sugere que caso não consiga comparecer para dar o depoimento, seria permitido fazer uma ligação de vídeo.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Caso a vítima aceita a ligação, os bandidos capturam o vídeo possibilitando fazer uso da biometria facial da vítima em golpes.
Uma mulher da Baixada Santista recebeu uma ligação como essa e desconfiou de um possível golpe e não atendeu na parte em que os bandidos pediram a mudança para a chamada de vídeo. Para levar a diante mais informações sobre esse novo golpe ela resolveu fazer um vídeo nas redes sociais alertando os seguidores.
Ela ligou para a Delegacia no qual o homem na ligação se identificou e ela foi comunicada que essa prática se tratava de um novo golpe.
Caso receba ligações do tipo, não confirme nenhum dado pessoal na ligação e busque a delegacia mais próxima para confirmar a veracidade das informações.



