Nutrição na Medicina Veterinária atual – Por Eduardo Filetti

Eduardo Filetti
Eduardo Filetti
Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário e professor universitário, pós graduado em Clínica Veterinária de pequenos animais, além de mestre em Saúde Pública, É membro da Academia de Letras de Santos e especialista em Saúde Pública.
Créditos: Divulgação

Muitas dúvidas existem quando o assunto é nutrição dos nossos animais de estimação. Muito comum perguntarem se ração é o melhor alimento para os cães e gatos. Na vida corrida que levamos hoje em dia a ração ajuda muito pela praticidade pois como se trata de um alimento triturado que virá uma massa pois é desidratada e depois prensada, o pet após sua ingestão geralmente bebe água e inchando a barriga e ficando satisfeito.

Temos que lembrar que existem vários tipos de rações desde as mais simples chamadas de combate pois visam mais o preço baixo até rações prêmio ou super prêmio que tem muita qualidade. Hoje temos até rações para animais com diabetes, problemas renais, hepáticos etc.

A alimentação natural (comida) vem com bastante água e por isto acaba sendo dada em quantidades maiores. Para ter um animalzinho saudável a alimentação correta vai ter muita importância além dos medicamentos contra vermes, vacinas, higiene, amor e carinho.

A alimentação caseira pode ser utilizada para cães e gatos que tenham alguma sensibilidade  com as rações industriais e o tutor deve consultar um médico veterinário para que ele indique a melhor dieta. Para ministrar uma alimentação natural devemos levar em conta vários fatores: a idade do animal, peso , raça, porte físico.

Na alimentação natural vamos utilizar matérias primas que comemos no dia a dia e algumas rações utilizam sub produtos. A carne pode ser dada crua desde que seja congelada por alguns dias matando possíveis patógenos. A carne cozida também é uma ótima opção pois elimina qualquer possibilidade de problemas.

A ração continua sendo melhor opção na questão tempo e armazenamento. Avaliar de acordo com o tempo e as condições de cada tutor o tipo e alimentação a ser oferecida.

O leite faz bem até um certa idade para filhotes que as mães não conseguiram  amamenta-los. Esta fase dura até dois meses aproximadamente em cães e gatos. Depois desta idade o leite não traz benefícios nenhum para os pets e pode até causar problemas gastrointestinais.

Sobre a ideia de dar leite para casos de intoxicação pode ajudar inicialmente causando uma reação no suco gástrico e levando a vômitos porém o ideal é levar num profissional médico veterinário para que medidas corretas sejam tomadas. 

Algumas frutas podem ser utilizadas segundo Celso Filetti porém temos que evitar frutas cítricas e muito gordurosas. Devem ser evitadas frutas que tenham sementes pois podem causar problemas. Banana, maça e pera podem ser utilizadas pois são frutas massudas e fazem bem a saúde dos pets.

Evitar doces pois podem causar problemas estomacais e hepáticos. Chocolate pode causar intoxicação em animais domésticos e nunca deve ser utilizado na alimentação dos mesmos. O chocolate tem uma enzima que alguns animais não conseguem metabolizar podendo funcionar como veneno. Os doces podem causar problemas hepáticos e até mesmo obesidade se forem dados constantemente. Na nossa clínica médico veterinária 24hs constatamos um grande número de animais que chegam com problemas  digestivos, renais e hepáticos por falha na alimentação.

Os capins quando são procurados pelos nossos animais de estimação geralmente indicam problemas gástricos ou hepáticos que devem ser avaliados por um profissional. Todo cuidado é pouco quando comem matos na rua pois podem ter venenos comumente aplicados contra pragas urbanas .Podem estar atrás  de capim por estarem com verminose e devem ser examinados. O ideal é passar por um profissional experiente em nutrição e fazer uma avaliação prescrevendo um tratamento correto com prebióticos e probióticos para melhora da saúde gastro intestinal.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS