A primeira fase das obras do Parque Valongo já chegou em sua reta final. Os serviços já foram 80% concluídos, e os antigos armazéns portuários estão se transformando em uma área turística e de lazer no Centro de Santos.
Os trabalhos seguem em ritmo acelerado. A inauguração do equipamento está prevista para até o final deste mês. Já o primeiro evento oficial será a Festa Inverno 2024. Os festejos começam no dia 12 de julho e vão até 4 de agosto.
“O Parque Valongo é um sonho antigo dos santistas que estamos realizando. Essa obra, juntamente com todas as ações que implementamos para a revitalização do Centro, vai trazer, além de um novo espaço de lazer, contemplação e eventos, desenvolvimento econômico e turístico para uma das regiões mais charmosas da Cidade. Um trabalho feito por meio de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, com custo zero para a Cidade, que será um dos cartões postais de Santos”, diz o prefeito Rogério Santos.
ANDAMENTO DAS OBRAS
No último fim de semana foi concluída a estrutura da pele de vidro da fachada frontal do armazém 4, além da concretagem da laje do local. O espaço será contemplado com gerador de energia, condensadores de ar-condicionado, caixa d’água, entre outros equipamentos.
Já está finalizada a instalação do piso de paralelepípedo da área que abrigará a roda gigante do Parque, além dos acabamentos em hidráulica e elétrica. No entorno, o parquinho com brinquedos, a quadra de beach tennis e a plataforma flutuante também já estão instalados.
Além disso, o paisagismo da área entre a entrada do Parque (Passarela da Alfândega) e a roda gigante foi concluído. Os jardins contam com arbustos tipo guaimbês, orelha-de-onça, bromélias, amaranta, entre outros. A área ajardinada ainda possui 39 árvores entre ipês brancos, palmeiras, quaresmeiras e outras espécies nativas da Mata Atlântica.
ANDAMENTO
Nesta segunda-feira (10) também já foram instalados 26 das 40 evaporadoras (65%), equipamentos responsáveis pela climatização do armazém 4. Outros pontos de destaque do serviço são a pintura da área externa e interna, que atingiu 60% de conclusão, e o acabamento das esquadrias e janelas.
Segue em andamento a instalação dos postes de iluminação das áreas interna e externa do Parque, além das estruturas que vão abrigar as câmeras de monitoramento. Os revestimentos de porcelanato dos banheiros estão em fase de acabamento, bem como a passagem das tubulações para instalação de hidrantes.
“As obras seguem a todo vapor. Vamos concluir a primeira etapa antes do prazo estipulado no projeto. O Parque Valongo será um marco na história de Santos e um equipamento com potencial turístico imensurável, que vai impressionar moradores e turistas por toda sua funcionalidade e beleza arquitetônica”, ressaltou Felipe Tavora, gestor do projeto Parque Valongo e titular da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).
PROJETO
O Parque Valongo será uma área de contemplação, de atividades esportivas, de lazer e culturais, que ficará em área entre os armazéns 4 e 7, no trecho entre as ruas da Constituição e Riachuelo, no Centro Histórico. O novo espaço de lazer e convivência prevê intervenções até 2026.
A primeira etapa do projeto conta com o trabalho de restauro do armazém 4 e dos antigos armazéns 5 e 6, que vão dar espaço a uma área turística e de lazer, com duas quadras de beach tennis, playground, passeio em concreto, píer contemplativo e jardins. Já o armazém 7 ficará sob responsabilidade da autoridade portuária, que deve destiná-lo a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades.
A Prefeitura de Santos assinou três Trimmcs (Termos de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias) em 2023, que garantiram R$ 43,7 milhões para a execução das obras do Parque Valongo. A área era da União, mas, em 2 de maio de 2023, o Governo Federal assinou um termo de cessão ao Município.
Mais detalhes e informações sobre o projeto e o andamento das obras podem ser conferidos neste link.