Obras para melhorar drenagem terminam e pista da orla de Santos é liberada

Foram liberadas ao trânsito no final de semana a pista sentido São Vicente da Avenida Presidente Wilson e a Rua Monteiro Lobato, graças ao término, 19 dias antes do prazo previsto, da terceira e última etapa do projeto da Prefeitura para captar e lançar no canal zero, próximo da divisa, as águas pluviais do Morro do José Menino.

A última etapa do projeto envolveu a interligação das tubulações já assentadas nas fases 1 e 2, na Avenida Presidente Wilson, aos 12m de aduelas de 1,50m por 0,60m instaladas na Rua Monteiro Lobato, quando das obras de melhoria na drenagem do morro, já finalizadas. A nova rede do morro, com 767m de tubulações, foi concluída em abril do ano passado, assim como a renovação asfáltica.

“As obras serão finalizadas após a reconstrução do canteiro central da avenida, onde foram providenciadas duas aberturas para que as pistas próximas a ele funcionassem como reversíveis, quando necessário”, explicou o engenheiro Rodrigo Monteiro Alves Corrêa, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Ainda serão executadas a sinalização viária horizontal definitiva e reforçado um trecho da terceira pista, sentido São Vicente, seguindo-se a desmobilização do canteiro de obras. 

As obras finais de melhoria da drenagem no Morro do José Menino compreenderam, na primeira etapa, o assentamento de 36 aduelas de 1,60m por 0,60m e dois poços de visita nas extremidades dessa rede, assentada na Presidente Wilson, sentido Santos, para facilitar as vistorias e a limpeza do sistema de drenagem.

Também foram instaladas, nessa etapa, outras nove aduelas- galerias em concreto armado para melhorar o escoamento pluvial e ajudar na contenção e controle do fluxo de águas, reduzindo o risco de alagamentos- entre esse novo trecho da rede e um poço de visita já existente na calçada, imediações do chamado canal zero, na faixa de areia, próximo à divisa. Já a segunda etapa – dividida em duas fases – terminou dia 21 de março, em metade do tempo previsto, com o assentamento de 29 aduelas (uma outra já estava instalada) de 1,50m por 0,60m junto ao canteiro central da Presidente Wilson.

As obras estão a cargo da empreiteira TMK Engenharia S.A., vencedora da concorrência pública, com investimento de R$ 7.272.469,89 do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, da Caixa Econômica Federal, voltado ao setor público.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS