O Observatório de Turismo funciona como um banco de dados do setor para Santos, realizando monitoramento de indicadores e abastecendo o poder público e a iniciativa privada com diversos tipos de informação.
O projeto venceu o Prêmio Iberoamericano de Destino Turístico Inteligente (DTI) na categoria Tecnologia e gerenciamento de dados. A premiação foi anunciada na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi), realizada em Curitiba (PR), no último fim de semana (16 e 17).
De acordo com a titular da Seectur (Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo), responsável pela criação do projeto, Selley Storino, a conquista enfatizou a importância do observatório.
O projeto santista chegou na final da categoria concorrendo com iniciativas do Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA). Ele foi apresentado pelo responsável pela Seção de Pesquisa Turística (Sepesq), Renato dos Anjos. “São duas capitais avançadíssimas em turismo. Então, para nós, foi um grande orgulho ter a oportunidade de apresentar este projeto e sair com o prêmio”, disse ele, segundo a prefeitura.