OGMO abre mais de 200 vagas imediatas para trabalhadores portuários avulsos; Saiba mais

Reprodução

O Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos (OGMO/Santos) abriu na última semana, um novo processo seletivo privado para ingresso de trabalhadores portuários avulsos, desta vez na categoria Capatazia/SINDOGEESP. O processo, que terá inscrições entre os dias 27/11/2024 e 26/12/2024, abre 200 vagas imediatas e mais 100 vagas em lista de espera.

O processo é organizado e conduzido pelo IDCAP (Instituto de Desenvolvimento e Capacitação), instituição especializada na realização de processos seletivos privados e concursos públicos.

A abertura do processo seletivo é resultado da assinatura de Convenção Coletiva de Trabalho, feita em 21 de outubro deste ano, entre o Sindicato dos Operadores Portuários (SOPESP) e o Sindicato dos Sindicato dos Operadores em Aparelhos Guindastescos, Empilhadeiras, Máquinas e Equipamentos Transportadores de Carga dos Portos e Terminais Marítimos e Fluviais do Estado de São Paulo – SINDOGEESP.

Os candidatos (homens e mulheres) devem ser maiores de 18 anos e precisam ter concluído o Ensino Médio, dentre outros pré-requisitos que serão divulgados no edital de abertura do concurso. Também deverão comprovar a capacidade de dedicação exclusiva às atividades como trabalhador portuário avulso, não possuindo vínculo empregatício no momento da inscrição no cadastro do OGMO/Santos.

O diretor-executivo do OGMO/Santos, Evandro Schmidt Pause ressalta a importância deste processo seletivo, o primeiro realizado para os trabalhadores de Capatazia, mais especificamente para atividades representadas pelo SINDOGEESP, visando atender à crescente demanda por trabalhadores nas atividades de operação de equipamentos.

Evandro finaliza reafirmando a importância da assinatura da convenção. “Essa é uma atividade de operação de equipamentos que é muito importante para a atividade portuária, o que torna de extrema relevância a realização deste processo seletivo. Nós, do OGMO/Santos, parabenizamos o SOPESP e o SINDOGEESP pela assinatura dessa importante convenção”, afirma Pause.

Etapas do processo

A exemplo dos processos anteriores, o processo seletivo privado para a categoria de Capatazia/SINDOGEESP terá várias etapas. São elas:

– prova objetiva

– teste de avaliação física

– teste de avaliação psicológica

– apresentação de documentos e comprovação de requisitos para exercício da atividade

– exame médico

– curso de formação profissional do trabalho portuário

Remuneração

A expectativa para a média de remuneração mensal dos trabalhadores avulsos da categoria Capatazia/SINDOGEESPcadastrados no OGMO/Santos gira em torno de R$ 3.000,00, valor sujeito às condições de oferta de trabalho e remuneração negociada pelo sindicato da categoria laboral, não existindo garantia de rendimentos.                                 

Vale destacar que a renda do trabalhador portuário avulso é variável e fruto da quantidade de períodos trabalhados por mês, multiplicado pela remuneração paga por cada operador portuário para cada período, o que é definido nos Acordos Coletivos de Trabalho firmados entre o Sindicato dos Sindicato dos Operadores em Aparelhos Guindastescos, Empilhadeiras, Máquinas e Equipamentos Transportadores de Carga dos Portos e Terminais Marítimos e Fluviais do Estado de São Paulo – SINDOGEESP e os Operadores Portuários do Porto de Santos.

Edital

O Edital para o processo seletivo privado para abertura de vagas no cadastro do OGMO/Santos – categoria Capatazia/SINDOGEESPserá publicado dia 20 de novembro e poderá ser acessado no site do IDCAP. O período de inscrições se inicia em 27/11/2024 à 26/12/2024.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS