Um incêndio de grandes proporções atingiu a comunidade da Vila dos Pescadores, na cidade de Cubatão, litoral paulista, na manhã de segunda-feira (16), e deixou sequelas para a população, que agora precisa de ajuda. Mais de 150 moradias foram totalmente atingidas pelo fogo, o que resultou em 8 pessoas que precisaram de atendimento médico, 7 famílias em abrigo provisório, e outras tantas que foram para a casa de parentes e perderam tudo que tinham.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência por volta de 08h39, e demorou cerca de 3 horas para conter as chamas. A área atingida fica situada entre palafitas, de difícil acesso. Até agora, segundo a Assistência Social, 197 famílias já foram cadastradas e o processo continua no Centro Comunitário do bairro. De acordo com os Bombeiros, não houve feridos, mas foram realizados atendimentos pontuais de pessoas que inalaram fumaça.
Abrigados
Até agora, 7 famílias estão no abrigo provisório instalado na UME Domingues Ortega, no Jardim Casqueiro, que está preparado para receber mais pessoas se houver necessidade. No abrigo provisório, as famílias estão ocupando as salas de aula climatizadas e recebendo alimentação da Secretaria de Educação (café da almoço, almoço, lanche e jantar). Também obtiveram roupas pessoais e de cama, colchões, produtos de higiene pessoal. O restante das famílias que tiveram suas casas atingidas optou por seguir para casa de parentes e amigos.
De acordo com a Prefeitura, essas famílias já haviam sido cadastradas anteriormente pela Habitação por conta do projeto de urbanização da Vila dos Pescadores, um projeto grande que vai impactar positivamente a vida de centenas de famílias. Mas agora, a Prefeitura aguarda o levantamento da Semas e o relatório da Defesa Civil para seguir provavelmente com ajuda emergencial a essas famílias.
Oito atendidos
A Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão (SMS) informou que não foi registrado óbito ocasionado pelo incêndio. Ao todo, 8 vítimas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Casqueiro ontem, apresentando sintomas de intoxicação por inalação de fumaça e queimaduras de primeiro grau, todas foram medicadas e foram liberadas. O caso mais grave foi de um idoso, também vítima de intoxicação, por inalação de fumaça, que deu entrada no Pronto-Socorro Central de Cubatão, todavia foi estabilizado, medicado e recebeu alta no mesmo dia.
Assim que recebeu a informação sobre o incidente, a SMS instalou um gabinete de crise para monitorar a situação e interviu prontamente. Foram enviadas ao local do incêndio 7 ambulâncias de suporte básico e uma viatura de suporte avançado, uma equipe de 7 médicos e 37 profissionais da área da saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e agentes comunitários de saúde. Foi instalada uma tenda de campanha composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais que ficou instalada até o final da noite de ontem e início da madrugada, no Caminho São Jorge, local da comunidade mais atingido pelas chamas.
Foram atendidas mais de trinta pessoas nesta ação continuada no próprio bairro. Alguns apresentavam sintomas leves de comprometimento respiratório, e foram medicados no local, orientados, e outros encaminhados para consulta na UBS referência do bairro, a fim de realizar uma segunda avaliação. Vale destacar que todos apresentavam sintomas leves, não sendo necessário o encaminhamento à UPA.
O suporte às vítimas continua ininterrupto, caso algum munícipe da região atingida necessite de atendimento médico ou orientação, basta buscar nossa Unidade Básica que foi referenciada para este fim no bairro. A UBS fica situada na Rua Santa Júlia, s/nº, e funciona das 8 às 17h. Além de contar com atendimento médico aos munícipes, foi colocado à disposição uma equipe de psicólogos e assiste social.
O que e como doar
A Prefeitura solicita àqueles que queiram ajudar que o façam diretamente ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) está centralizando o recebimento de doações para as vítimas do incêndio. O ponto de coleta é a sede do próprio Fundo Social, situado no Vão Cultural do Parque Anilinas, com entrada pela Rua Assembleia de Deus, 435, no Jardim São Francisco. O atendimento é das 8h às 16h30. Comunidade, empresas e entidades interessadas em participar podem manter contato com o FSS no Parque Anilinas, no endereço e horários acima. Para outras informações, como retirada de doações volumosas, os contatos podem ser feitos pelo telefone (13) 3512-0676 e pelo endereço eletrônico [email protected].