Após o fim da operação verão, a Polícia Militar do Estado de São Paulo irá implantar um reforço para o Carnaval na Baixada Santista. O policiamento também será ampliado em toda a capital paulista, e no interior. Cerca de 20 mil policiais militares estarão nas ruas para garantir a folia de 25 milhões de pessoas. A Polícia Civil também reforçará os plantões de atendimento e contará com novas tecnologias para auxiliar na prevenção de crimes.
“O planejamento operacional deste Carnaval começou no ano passado. A ação está padronizada e organizada para atender o maior Carnaval do mundo”, disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, nesta segunda-feira (17). “Esperamos que ao fim da operação, tenhamos Carnaval mais seguro dos últimos anos”, completou.
Conforme o planejamento operacional, no fim de semana do pré-Carnaval (22 e 23) e nos dias do Carnaval (1º, 2, 3 e 4), a Polícia Militar vai empenhar cerca de 20 mil policiais no patrulhamento ostensivo por dia. Não haverá prejuízo ao policiamento ordinário com atendimento via 190. Os agentes estarão nos pontos de maior fluxo de foliões em diferentes meios — viaturas, cavalos, cães, embarcações e aeronaves — em todo o estado. As unidades policiais, como a Rodoviária, Batalhão de Trânsito, Bombeiros e Ambiental também serão reforçadas.
No litoral, haverá dois helicópteros águia em Praia Grande, um no Guarujá e um em Ubatuba apoiando as equipes de resgate de policiamento. Todo o efetivo disponível será empregado, sendo operacional e administrativo, distribuídos nos 24 municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira.