Dois homens, de 32 e 37 anos, foram presos em flagrante por participarem de uma organização criminosa especializada no desmanche e revenda de motocicletas roubadas na Baixada Santista. Os criminosos utilizavam dois imóveis na cidade de Santos para receber, desmontar e redistribuir os veículos.
A investigação realizada pela Delegacia de Polícia do 3º DP, durou 30 dias, e foi iniciada a partir de relatórios de inteligência e denúncias anônimas que apontavam para a atuação de uma quadrilha na região com conexões com o mercado ilegal da Grande São Paulo.
Na manhã de terça-feira (11), a Operação Cilindradas foi deflagrada, e mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos endereços investigados. Na Rua Tenente Américo Moreti, foram apreendidos mais de 80 quadros de motocicletas, duas motocicletas intactas e uma grande quantidade de peças desmontadas, além de cães em condições de maus-tratos. Um homem de 32 anos, responsável pela vigilância do local, foi preso em flagrante.
No segundo endereço, foram encontradas 10 motocicletas roubadas, documentação que indicava conexões com o comércio ilegal de peças na Grande São Paulo e diversas peças desmontadas. O mentor intelectual da operação criminosa, um homem de 37 anos, também foi preso em flagrante.
De acordo com a corporação, a operação revelou um impacto financeiro significativo, com valores estimados entre R$ 340.000,00 e R$ 510.000,00 gerados pela atividade criminosa. Todos os bens apreendidos foram encaminhados para perícia, e os cães resgatados foram levados para atendimento veterinário.
Os indivíduos presos foram autuados pelos crimes de organização criminosa, receptação qualificada e maus-tratos a animais. A Polícia Civil segue com diligências para identificar outros membros da organização e a cadeia de distribuição das peças no mercado ilegal.
“A Operação Cilindradas reflete o compromisso da Polícia Civil no combate ao crime organizado e ao comércio ilegal de veículos roubados, contribuindo para a redução da criminalidade e a desarticulação de redes criminosas na região.”, informou a corporação em nota.