O Outubro Rosa é uma campanha que possui o objetivo de conscientizar e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 74 mil novos casos da doença, que é o tipo de câncer que mais ataca as mulheres em todo o mundo, devem ser registrados até 2025.
Os principais sintomas do câncer de mama são nódulos palpáveis, alteração no tamanho da mama e mudança na textura ou na cor da pele. Segundo o médico clínico geral Marcelo Bechara, nem sempre esses sintomas indicam câncer, o que torna a realização de exames fundamental. Ele ressalta a importância de um diagnóstico precoce: “Quanto mais informadas, mais cedo será possível detectar a doença, aumentando as chances de cura”, explica Dr. Bechara.
Para identificar a doença, a mamografia é o exame recomendado, especialmente para mulheres a partir de 45 anos. No entanto, se houver histórico do tumor, é indicado realizar o exame antes dessa idade. “Outros exames, como ressonância magnética e ultrassonografia, também podem ser solicitados. Caso seja identificado um nódulo suspeito em qualquer um desses exames, é essencial realizar uma biópsia para confirmar ou descartar o diagnóstico.” conclui o clínico geral.