RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ozempic pode ajudar a combater transtornos de consumo de álcool, diz estudo

(Créditos: Freepik)

Um estudo publicado recentemente na revista científica JAMA Psychiatry revela que o Ozempic, medicamento utilizado no tratamento do diabetes tipo 2, pode ser eficaz no combate ao transtorno do consumo excessivo de álcool. A pesquisa, realizada com 48 pacientes que enfrentavam transtornos moderados e graves, demonstrou que a medicação, fabricada pela farmacêutica Novo Nordisk, reduziu significativamente o desejo de beber.

Os participantes foram divididos em dois grupos: ao longo de nove semanas, um recebeu Ozempic, enquanto o outro foi tratado com placebo. Nos testes, os pacientes foram convidados a consumir suas bebidas alcoólicas preferidas em um ambiente controlado. Os resultados mostraram que os pacientes que tomaram Ozempic consumiram menos álcool nas sessões em comparação aos que usaram o placebo. Além disso, observou-se uma redução no desejo semanal de ingerir bebidas alcoólicas entre os participantes tratados com semaglutida, o princípio ativo do Ozempic.

De acordo com o Dr. Marcelo Bechara, médico clínico geral especializado em Ciência da Obesidade, Hormonologia e Saúde, a Semaglutida age no sistema nervoso central, principalmente no hipotálamo, ajudando a reduzir o apetite e a compulsão alimentar. “Em relação ao álcool, o medicamento parece diminuir o desejo compulsivo pela substância, ao reduzir o estímulo dopaminérgico na via de recompensa, o que leva a uma menor necessidade de gratificação imediata”, explica o especialista.

Os resultados mostram uma queda significativa na quantidade de bebidas consumidas pelos pacientes que tomaram Ozempic. Além disso, houve uma redução nas ocasiões de consumo excessivo de álcool, definido como o consumo de quatro ou mais drinques para mulheres e cinco ou mais para homens.

Apesar de o estudo precisar de mais evidências científicas, Bechara considera os resultados promissores. “Clinicamente, vejo essa abordagem como interessante. Embora precisemos de mais dados, é claro que o Ozempic pode ajudar a controlar o consumo excessivo de álcool e alimentos, promovendo saciedade”, conclui.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS