Transformação digital no setor logístico-portuário, boas práticas de governança corporativa, dados de equidade de gênero e sustentabilidade. Todos esses temas do universo ESG e Inovação, ligados aos portos brasileiros, estarão em debate neste final de semana na 1ª edição do Porto Hack Summit, promovida pela ABTRA, em Santos.
O encontro, que será realizado no dia 14 de setembro, das 14h às 18h, no Juicyhub, em Santos, conta com o apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), da Secretaria de Portos (SNP), da Autoridade Portuária de Santos (APS) e do Hub Brasil Export.
A programação recheada de painéis sobre portos, ESG e inovação contará com a presença de especialistas e lideranças do setor logístico portuário e de Tecnologia da Inovação.
O Summit ocorrerá em paralelo e em adição à 4ª edição do Porto Hack Santos. Desta vez, a maratona de inovação aberta composta por 40 competidores vai propor em 24 horas – com a ajuda da Inteligência Artificial Generativa – soluções disruptivas para aprimorar os sistemas comunitários da ABTRA, em benefício de toda a comunidade portuária de Santos. Os times campeão e vice-campeão receberão prêmios em dinheiro, no valor de R$ 10 mil e R$ 4 mil, respectivamente.
Programação
O Porto Hack Summit contará com nomes de peso. O primeiro painel, às 14h30, abordará as “Boas práticas ESG no setor portuário”. Participarão a diretora de programa do Ministério de Portos e Aeroportos, Larissa Amorim, e a gerente executiva de comunicação corporativa & sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice de Toledo Dupuy. A mediação será da jornalista e apresentadora do telejornal BE News, Núria Bianco.
Em seguida, às 15 horas, a palestra “O poder da pesquisa científica para a inovação” do economista e professor universitário, Roberto Paveck, explicará as potencialidades derivadas da moderna ciência da informação.
Na sequência, às 15h30, o segundo painel “Sistemas tecnológicos de comunidade portuária da ABTRA” contará com a participação do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, e da gerente de tecnologia da informação, Juliana Rodrigues, para detalhará todos as inovações promovidas pela entidade.
Já o terceiro painel “Equidade de gênero no setor portuário”, às 16h15, terá como centro da discussão o movimento em defesa da igualdade de direitos entre mulheres e homens, e o aprimoramento de políticas voltadas para os portos brasileiros. Terá a presença da diretora de relações institucionais da DP World Santos, Luciana Guerise, e especialista em segurança aduaneira e regulatória da Eldorado Brasil, Fernanda Machado. A mediação ficará a cargo da gerente de comunicação e relações institucionais, Milena de Castro.
Mediado pela diretora-executiva do HUB Brasil Export, Karina Martins, o quarto e último painel, às 16h45, debaterá as tecnologias que estão alavancando os portos brasileiros. Participarão da discussão o supervisor de projetos e tecnologia do Senai, Patrick Fernandes, do acelerador de negócios e startups no Up Lab Senai, Raul Vieira, o consultor de inovação no Sebrae, Márcio Cruz.
INSCRIÇÕES LIMITADAS!
As inscrições para o Summit são gratuitas, porém limitadas. Reserve o seu lugar clicando aqui.