José Walter da Silva, de 75 anos, reecontrou sua família após cerca de 50 anos, com o apoio do Acolhimento Institucional José Calherani, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarujá (Sedeas). O homem é natural de Paraíba, e está na cidade há 20 anos. Sua mãe teria sonhado com ele na noite anterior em que encontraram seu paradeiro.
Recentemente, Seu Walter foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Prof. Dr. Matheus Santamaria devido a um grave problema respiratório. Sem ter para onde ir após a alta, a equipe foi acionada e providenciou sua ida para o Acolhimento Institucional José Calherani, garantindo os cuidados necessários. Durante um atendimento, ele mencionou à equipe que tinha família na Paraíba, mas que havia perdido o contato há décadas. O homem estava há 50 anos sem contato com a irmã e 30 anos longe dos filhos.
Rúbia, então, iniciou uma busca pela internet e publicou a história dele em uma página de vendas e compras de Santa Rita, na Paraíba. A estratégia deu certo. Poucas horas depois, uma sobrinha reconheceu a foto e entrou em contato, informando o paradeiro de uma filha de Seu Walter. A partir desse primeiro contato, o elo foi sendo reconstituído e, um a um, os familiares foram surgindo, até que finalmente a irmã dele, Eliane, que mora no Rio de Janeiro, apareceu.
A emoção tomou conta da família. A mãe de Seu Walter, de 90 anos, com quem ele conversou por telefone, revelou que havia sonhado com ele na noite anterior. A irmã, que era ainda uma criança quando ele deixou a Paraíba, se comoveu ao reencontrá-lo depois de tanto tempo.
O próximo passo será a definição da logística para o reencontro de Seu Walter com sua família, que já planeja o reencontro presencial. Os parentes da Paraíba querem recebê-lo de volta, mas não têm condições financeiras para custear a viagem. Diante disso, a irmã do Rio de Janeiro se prontificou a acolhê-lo, caso a transferência seja viabilizada.



