A Polícia Militar promoveu um simulado envolvendo um roubo a agência bancária em São Vicente, no litoral de São Paulo, na noite de quinta-feira (27). Foram acionados policiais da Força Tática do 39º Batalhão de Polícia do Interior (BPM/I) e do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).
Cinco ruas da cidade foram bloqueadas para a realização da simulação, sendo elas: Tibiricá, José Bonifácio, Martim Afonso e Visconde do Rio Branco, além da própria Jacob Emmerich, onde o banco é situado. O acesso foi liberado apenas para moradores.
O treinamento teve como foco aprimorar as técnicas de pronta resposta em situações de emergência, especificamente no combate a roubos a caixas eletrônicos em agências bancárias.
A realização de treinamentos também fora dos ambientes convencionais permite que as equipes adquiram maior conhecimento sobre como agir em estabelecimentos específicos. “Quanto mais próximo da realidade, maior o aproveitamento da assimilação de conhecimentos por parte do profissional envolvido”, explicou o tenente Anderson Junior, do 39º BPM/I.
Durante a simulação, as equipes especializadas foram posicionadas estrategicamente para treinar procedimentos de contenção e resolução de crises, agregando conhecimento e experiência a todo o efetivo operacional e administrativo.
Para reagir a ocorrências emergenciais, é essencial técnica e preparo, avaliou o tenente, uma vez que essas situações costumam envolver vítimas e riscos.
Esse tipo de treinamento é fundamental para aperfeiçoar as estratégias de combate aos crimes violentos. “O empenho nos treinamentos mostra o compromisso da corporação com a sociedade”, afirmou o policial. “Isso promove segurança de qualidade para a população e, também, para o policial, que se torna mais preparado”, concluiu.