O soldado Alberico Martins, do 1º Batalhão de Polícia Rodoviária de Praia Grande, litoral paulista, atuou no salvamento de um bebê de dois meses de vida que havia se engasgado com o leite materno. O caso aconteceu na segunda-feira (10). As câmeras de segurança da base da corporação registraram a chegada e a ação heroica do PM.
Os pais do bebê já haviam tentado desengasgar o recém-nascido diversas vezes em casa, mas não obtiveram sucesso. O tio então, juntamente com a mãe, decidiram ir de carro até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Samambaia.
No caminho, passaram pela base da Polícia Rodoviária, e decidiram parar e pedir ajuda, visto que o bebê já estava cianótico (coloração azulada decorrente de falta de oxigenação) e inconsciente.
O agente estava prestes a encerrar seu turno, quando a família chegou pedindo socorro. Realizada as manobras de desobstrução com a técnica adequada, o bebê voltou a respirar em poucos segundos.
Mesmo assim, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e avaliou o quadro de saúde do recém-nascido, que já estava estável, e o encaminhou para o Pronto Socorro para um diagnóstico mais detalhado.