A Polícia Federal realizou uma operação intitulada Esboço Final – Paris, com o objetivo de reprimir uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas, tendo um dos principais destinos dos entorpecentes a Europa, especialmente a França. A cidade de Guarujá está entre os alvos da ação policial.
Na manhã desta terça-feira (11), com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Guarujá, Caraguatatuba, Paulínea e São Paulo (2) e quatro mandados de prisão, com vistas a desarticular o grupo criminoso responsável pelo aliciamento de mulas e fornecimento de droga, passagens aéreas, documentos e estadias, no Brasil e exterior, para traficar drogas, por meio de ingestão de cápsulas.
De acordo com a corporação, as investigações relacionadas a esta ação tiveram início no começo de 2024 a partir da prisão de uma “mula”, que pretendia embarcar em voo para a França, mas foi presa pelos policiais federais. A partir de sua prisão foi possível levantar indícios da participação de outro indivíduo, que foi preso, e cujas informações acrescentou maiores dados que levaram aos locais.



