Porto de Santos finaliza obras de dragagem e já pode receber embarcações de maior porte; Entenda

Foto: APS

Em agosto, foram concluídas as obras de dragagem de aprofundamento dos berços de atracação entre os armazéns 12A e 20/21. O projeto, de responsabilidade da Autoridade Portuária de Santos (APS), marca um importante avanço para a eficiência operacional do Porto de Santos.

Foram removidos cerca de 100 mil metros cúbicos de sedimento e 500 metros cúbicos de resíduo de jet-grouting (material de maior dureza remanescente da obra de reforço estrutural dos berços de atracação), garantindo a profundidade de 14,60 metros e permitindo a atracação de embarcações de maior porte.

O presidente da APS, Anderson Pomini, afirma que “as obras em andamento e as concluídas no Porto de Santos refletem o esforço contínuo para modernizar e expandir a infraestrutura portuária, garantindo maior competitividade e eficiência. As melhorias vão contribuir para o aumento da capacidade operacional e o fortalecimento do Porto como o principal hub logístico do país.”

A dragagem foi iniciada em março deste ano, após a mobilização dos equipamentos e ser firmado contrato com a empresa Náutica Marítima Serviços Ltda., vencedora do processo licitatório, em dezembro de 2023.

A preparação para tal obra, porém, iniciou muito antes, em 2018, quando a APS já havia finalizado a recuperação e reforço estrutural do cais entre os armazéns 12A e 23, no Trecho 3 do canal de navegação do Porto de Santos, o chamado cais de Outeirinhos, em uma extensão de 1,7 mil metros.

O esforço conjunto entre a APS, a empresa contratada e os terminais da região de Outerinhos, foi essencial para superar os desafios da obra e garantir a finalização da dragagem no cronograma estabelecido, cujo investimento total ultrapassou os R$ 13 milhões.

Agora, com a obra concluída, a Autoridade Portuária de Santos realizará um novo Levantamento hidrográfico e uma inspeção subaquática nas áreas dragadas. Os resultados serão apresentados à Capitania dos Portos de São Paulo para a homologação do novo calado operacional, abrindo caminho para um Porto de Santos ainda mais competitivo e eficiente.

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