RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Porto de Santos finaliza obras de dragagem e já pode receber embarcações de maior porte; Entenda

Foto: APS

Em agosto, foram concluídas as obras de dragagem de aprofundamento dos berços de atracação entre os armazéns 12A e 20/21. O projeto, de responsabilidade da Autoridade Portuária de Santos (APS), marca um importante avanço para a eficiência operacional do Porto de Santos.

Foram removidos cerca de 100 mil metros cúbicos de sedimento e 500 metros cúbicos de resíduo de jet-grouting (material de maior dureza remanescente da obra de reforço estrutural dos berços de atracação), garantindo a profundidade de 14,60 metros e permitindo a atracação de embarcações de maior porte.

O presidente da APS, Anderson Pomini, afirma que “as obras em andamento e as concluídas no Porto de Santos refletem o esforço contínuo para modernizar e expandir a infraestrutura portuária, garantindo maior competitividade e eficiência. As melhorias vão contribuir para o aumento da capacidade operacional e o fortalecimento do Porto como o principal hub logístico do país.”

A dragagem foi iniciada em março deste ano, após a mobilização dos equipamentos e ser firmado contrato com a empresa Náutica Marítima Serviços Ltda., vencedora do processo licitatório, em dezembro de 2023.

A preparação para tal obra, porém, iniciou muito antes, em 2018, quando a APS já havia finalizado a recuperação e reforço estrutural do cais entre os armazéns 12A e 23, no Trecho 3 do canal de navegação do Porto de Santos, o chamado cais de Outeirinhos, em uma extensão de 1,7 mil metros.

O esforço conjunto entre a APS, a empresa contratada e os terminais da região de Outerinhos, foi essencial para superar os desafios da obra e garantir a finalização da dragagem no cronograma estabelecido, cujo investimento total ultrapassou os R$ 13 milhões.

Agora, com a obra concluída, a Autoridade Portuária de Santos realizará um novo Levantamento hidrográfico e uma inspeção subaquática nas áreas dragadas. Os resultados serão apresentados à Capitania dos Portos de São Paulo para a homologação do novo calado operacional, abrindo caminho para um Porto de Santos ainda mais competitivo e eficiente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS