O principal complexo portuário do Brasil, o Porto de Santos, registrou um recorde na movimentação total de cargas comparado ao ano passado, com 137,4 milhões de toneladas. O volume representa um crescimento de 7,7% no período comparado, de janeiro a setembro. Esse desempenho é a melhor marca histórica para o período.
No ano passado foram movimentadas 127,6 milhões de toneladas. De acordo com a APS (Autoridade Portuária de Santos), um dos destaques foi o aumento de 11,2% nos desembarques de cargas, que somaram 35,4 milhões de toneladas. Os embarques também registraram crescimento expressivo, com alta de 6,5%, totalizando 102,0 milhões de toneladas.
O presidente da APS, Anderson Pomini, afirma que “o desempenho alcançado é reflexo direto dos contínuos investimentos em modernização e ampliação de capacidade que permitem ao Porto de Santos operar com eficiência e atender à crescente demanda das trocas comerciais brasileiras”. Pomini acrescenta que a infraestrutura oferecida pelo Porto de Santos, incluindo terminais de última geração e sistemas logísticos integrados, tem sido um pilar fundamental para garantir a competitividade dos produtos brasileiros no mercado global.
Apenas o mês de setembro de 2024 registrou uma leve retração de 1,5% em relação ao mês de setembro, com a movimentação de 16 milhões de toneladas. Apesar disso, o desempenho acumulado ao longo do ano permaneceu robusto.
Os granéis sólidos, um dos principais segmentos de cargas movimentadas no Porto, atingiram no acumulado do ano 71,6 milhões de toneladas, um crescimento de 1,7% em relação ao ano anterior. Um dos destaques foi o açúcar, cujas exportações cresceram 33,0%.
Os granéis líquidos, que incluem combustíveis e outros produtos químicos, também alcançaram uma marca histórica no acumulado de janeiro a setembro de 2024, com 14,5 milhões de toneladas movimentadas, um crescimento de 2,0% em relação ao mesmo período de 2023. Os destaques foram os aumentos na movimentação de óleo diesel e gasóleo (+9,8%) e gasolina (+40,7%).
No acumulado do ano da movimentação de contêineres, o volume chegou a 44,4 milhões de toneladas, um salto de 21,6% comparado ao mesmo período de 2023. A movimentação de contêineres, em unidades TEU, também atingiu recordes, chegando a 4,0 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), um crescimento de 15,8%.
A movimentação de carga geral solta também registrou crescimento, comparado ao ano anterior, atingindo 6,9 milhões de toneladas. O número significa um crescimento de 6,6%. O destaque coube à celulose, com crescimento de 8,6%.
Corrente Comercial
O Porto de Santos também aumentou sua participação na corrente comercial brasileira, atingindo 28,7% em setembro de 2024, frente a 28,3% no mesmo mês do ano anterior. Cerca de 27,9% das transações comerciais internacionais do Brasil que passaram pelo porto tiveram a China como principal destino ou origem. O estado de São Paulo manteve a maior participação nas transações comerciais por meio do Porto, com 47,2%.
O número de atracações no ano também subiu. Foram 142 chegadas de navios a mais: 4.040 em 2023 e 4.182 em 2024 (até setembro).