Postes da Área Continental de São Vicente viram galeria de arte urbana a céu aberto

A Avenida mais famosa da Área Continental de São Vicente será palco de uma grande intervenção artística, com o projeto “Galeria de Arte Urbana a Céu Aberto”. Dez grafiteiros locais, a maioria de pessoas pretas e mulheres, foram convidados para revitalizar 67 postes da Ulysses Guimarães, no bairro do Rio Branco, com a missão de levar mais beleza e pulsar a vida na região.

Além de iluminar as vias públicas, os postes agora terão cor, arte e cultura, gerando o sentimento de pertencimento local e autoestima dos moradores no entorno.

A iniciativa faz parte da comemoração do mês do Hip-Hop, que tem o graffiti como um dos seus elementos centrais, e integra a programação do evento cultural SV Preta, que acontecerá no mês da Consciência Negra, dia 24 de Novembro, na Praça dos Ambientalistas, com diversas atividades de arte, música, beleza e entretenimento que buscam a valorização da cultura afro-brasileira na cidade.

Para a produtora do projeto, Rana Laura, a Área Continental é um celeiro de artistas e referenciais. “São Vicente tornou-se referência no segmento das artes urbanas. Há um potencial pujante dos fazedores de cultura que são moradores dessa região. Os artistas da nossa cidade já tem um olhar voltado à valorização dos espaços, através do graffiti, e esse projeto veio para valorizar o que eles já fazem no seu dia-a-dia, muitas vezes de forma não remunerada. É possível unir a arte de rua com o comércio, e o resultado disso é uma população mais pertencente ao seu espaço”, afirma.

Rana Laura relembra que os artistas locais vicentinos já foram contemplados em festivais internacionais com o projeto ‘’Vias Vivas’’, que revitalizou cerca de 100 postes na área insular, próximo das praias e do centro comercial e turísticos, e que agora quer descentralizar essas ações nos bairros da Área Continental. Também pontua que a inspiração veio da Avenida Tolentino, em Santos, uma via gastronômica que fez sucesso por suas belas intervenções artísticas.

O projeto “Galeria de Arte Urbana a Céu Aberto” é contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo de incentivo à Cultura, em editais publicados pela Prefeitura Municipal de São Vicente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS