A Prefeitura de Guarujá divulgou que nos últimos oito anos foram coletados mais de 1,1 milhão de tonelada de resíduos sólidos urbanos. Os serviços são capitaneados pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb).
Outro serviço realizado foi a instalação de 1.050 contentores de lixo de mil litros e 500 lixeiras de concreto em pontos estratégicos. Os equipamentos foram fabricados pela própria Seurb. A Prefeitura também realiza a higienização das ruas após as feiras livres. No total, são 18 por semana, totalizando quase 7.500 feiras nos últimos oito anos. A secretaria também conta com uma equipe de auxiliares de fiscalização – a SeurbLimp – que vistoria diariamente os serviços de limpeza realizados no Município.
Coleta de resíduos sépticos
A coleta de resíduos sépticos hospitalares também apresentou números significativos. Ao todo, foram recolhidas 3,38 mil toneladas, a fim de garantir a destinação correta desse material. Os resíduos hospitalares são potencialmente contaminantes e, em caso de descarte inadequado, representam riscos significativos à saúde da população e ao meio ambiente.
Cata-Coisa
De 2017 a 2024, o Caminhão Cata-Coisa realizou 30 mil agendamentos. Sua função é recolher materiais inservíveis, como móveis e objetos grandes. A limpeza é diária e acontece em diferentes bairros, com o intuito de manter canais e tubulações livres, diminuindo ocorrências de descartes incorretos, enchentes e alagamentos.
Varrição e rastelagem
Outro serviço realizado pela Seurb é a varrição, que atingiu o número de 652 mil quilômetros percorridos em cada ponto da Cidade. O trabalho é intensificado em feriados e datas especiais, como Ano Novo e Carnaval. No Réveillon deste ano, por exemplo, a Prefeitura recolheu 88 toneladas de lixo nas praias, com auxílio do serviço de rastelagem.