O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, tem uma audiência marcada para esta segunda-feira (7), às 14 horas, com o prefeito da cidade de Praia Grande, litoral paulista. Ao menos quatro tópicos deverão ser debatidos.
A APS deverá apresentar projetos de incentivo a retroáreas, aproveitando o potencial do trecho ao longo da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, que abrange Praia Grande e a área continental de São Vicente. Também serão comentado sobre o incentivo à navegação e atracação de embarcações, dando oportunidade para o prefeito tratar do projeto para receber navios cruzeiros no Canto do Forte, que já tem uma tendência natural para o turismo náutico.
As autoridades também conversarão sobre um planejamento de aprofundamento do estuário a partir da aprovação, pelo Ministério dos Portos, da área do Porto Organizado, a chamada Poligonal, que poderá incluir trechos do estuário em São Vicente e Praia Grande. A Autoridade Portuária só pode dragar áreas incluídas na sua Poligonal. A intenção do prefeito é combater enchentes a partir do aprofundamento do estuário. A iniciativa a abriria condições para criação de uma hidrovia regional.
Há também um projeto de um novo porto a partir da utilização de uma área abrigada. A audiência ocorre na Prefeitura de Praia Grande.